G1 agronegocios ulbra ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA DE G1
[pic]
1
A visão sistêmica do agronegócio permite analisar os setores que fazem parte da produção agropecuária. A análise se fundamenta nos fatores "antes da porteira" "dentro da porteira" e "depois da porteira". Destes setores se pode afirmar:
I.Os setores que fazem antes da porteira são aqueles onde estão a compra, o transporte, o beneficiamento e a venda dosprodutos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.
II.Os setores que fazem parte depois da porteira são aqueles que dizem respeito às questões econômicas: empréstimos em bancos, financiamentos para compra de sementes, de equipamentos e maquinários e valores que sãorecebidos com ações de comodites;
III.Os setores dentro da porteira são as atividades voltadas propriamente ditas à produção.
Escolha a opção correta:
Peso: 1.0

[pic]    a. Somente a opção I está correta.

[pic]    b. Somente a opção II está correta.

[pic]    c. Somente a opção III está correta.

[pic]    d. Somente as opções I e III estão corretas

[pic]    e. Todas as opções estãocorretas.

[pic]
2
O conceito de cluster compreende todo tipo de agrupamento de atividades, independente do tamanho das unidades produtivas e da natureza da atividade desenvolvida. Sua sustentabilidade é adquirida através do fortalecimento das inter-relações entre os agentes de um setor e sua capacidade de desenvolver internamente inovações tecnológicas. Leia as assertivas I, II e III everifique quais são verdadeiras. Escolha a opção correta:
I.A cadeia de Aves e Suínos na região de Rio Verde, no sudoeste goiano é um exemplo de cluster, pois esta cadeia precisa de insumos para fabricação de ração, sendo que estas empresas ainda fabricam outros produtos como óleo de soja e assim por diante. Em clusters é possível ter uma aproveitamento melhor dos produtos e subprodutos gerados pelascadeias que dele participam.
II.Outro exemplo de cluster é o pólo Petrolina / Juazeiro, situado no Baixo Médio São Francisco, que tem sua economia centrada na fruticultura irrigada, e, devido aos aspectos favoráveis, o pólo tornou-se a principal região exportadora de frutas frescas com maior ênfase para a produção da manga e da uva.
III.O agronegócio do leite de Uberlândia (MG) é um exemplo decluster, cujo processo de produção requer melhoramento genético do rebanho, agricultura apropriada, produtos veterinários, indústria químico-farmacêutico de uso animal e serviços. Além disso, há uma extensa cadeia produtiva na indústria de insumos, leilões, descarte e excedentes, novilhas para reprodução, machos para cria e recria, material genético, máquinas e equipamentos, agroindústria delaticínios, entreposto de resfriamento, comércio ambulante, importação e exportação, atacado, varejo e ambiente institucional e organizacional.
Peso: 1.0

[pic]    a. Somente a opção I está correta.

[pic]    b. Somente a opção II está correta.

[pic]    c. Somente as opções II e III estão corretas.

[pic]    d. Somente as opções I e III estão corretas

[pic]    e. Todas as opções estãocorretas.

[pic]
3
A embalagem pode ser considerada como um conjunto de atividade de design e fabricação de um recipiente ou envoltório para um produto. Há três tipos de embalagens em alimentos: embalagem primária, embalagem secundária e embalagem terciária. Da embalagem secundária é correto afirmar:
I.Tem contato direto com o alimento.
II.Agrupa várias unidades, porém, somente unidades do setoragrícola.
III.Protege uma embalagem primária/agrupa várias unidades.
Marque a alternativa correta:
Peso: 1.0

[pic]    a. Somente a opção I está correta.

[pic]    b. Somente as opções II e III estão corretas.

[pic]    c. Somente as opções II estão corretas

[pic]    d. Somente a opção III está correta.

[pic]    e. Todas as opções estão corretas.

[pic]
4
A introdução de...
tracking img