Teste de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATA
Curso: Farmácia
Disciplina: Química Geral
Docente: Alcione TorreS Ribeiro

PREPARO DE SOLUÇÕES
RELATÓRIO 02

Géssica Couto Schaun

Jequié – Bahia
Dezembro/2011
INTRODUÇÃO
O homem, desde a antiguidade, procura explicações para tudo o que o rodeia e a composição da luz foi uma delas. Muitos cientistascolaboraram com seus estudos para chegarmos aos conhecimentos atuais – teoria quântica.
Para se chegar à teoria quântica foi preciso, primeiro, descobrir do que a matéria é composta. Os gregos descobriram que existia um ponto em que a matéria não poderia mais ser dividida, e chamou essa parte da matéria de átomo (a = negação + tomos = divisível → indivisível).
O cientista a ter o primeiro argumentoconvincente para o átomo foi John Dalton, ele usou de medidas experimentais para desenvolve sua hipótese atômica porem, não investigou a estrutura interna do átomo e representou os átomos como se fossem esferas do tipo de uma bola de bilhar.
Posterior a Dalton surgiu o físico britânico, J.J. Thomson. Este estava realizando estudos sobre os raios catódicos – raios que são emitidos quando uma altatensão é aplicada a entre dois eletrodos em um tubo de vidro sobre o vácuo – o que mostrou que os raios catódicos eram partículas carregadas negativamente. Thomson notou que as partículas carregadas eram as mesmas, independente do metal usado para o cátodo. Assim, ele concluiu que as partículas carregadas negativamente eram partes de todos os átomos e as denominou de elétrons, (ATKINS, 2001).
Apesarda descoberta de que o átomo portava os elétrons – carga negativa – o átomo como um todo possuía carga igual à zero. Dessa forma, Thomson propôs um modelo atômico como uma bolha positivamente carregada, de material gelatinoso, com elétrons suspensos nela. Entretanto, Ernest Rutherford conhecia alguns elementos que emitiam feixes de partículas carregadas positivamente chamadas de partículas alfa(α). Rutherford pediu para que dois de seus alunos emitissem partículas α contra um pedaço de folha de platina. Se os átomos fossem bolhas de geleia carregadas positivamente, então as partículas α passariam facilmente através da folha de platina, (ATKINS, 2001).
Contudo, o que se observou com o experimento foi que houve partículas α que desviaram mais ou menos 90° e outras voltaram na direção de suaorigem. Embora esses desvios tivessem ocorridos, a proporção do evento foi cerca de 1 para 20.000, (ATKINS, 2001). Esses resultados levaram a conclusão de que o átomo possuía uma densa carga positiva central circundada por um grande volume de espaço vazio onde se encontram os elétrons. Assim, o modelo de Thomson foi derrubado e vigorou o modelo de Rutherford.
Pode-se observar que os átomos foramestudados pelas propriedades das radiações eletromagnéticas que eles emitiam. As características ondulatórias da radiação eletromagnética se devem às oscilações periódicas entre o campo magnético e o campo elétrico. Isto dá origem a duas características da onda: o comprimento e frequência. O comprimento e a frequência da onda eletromagnética estão relacionados, pois a velocidade da onda é sempre amesma. Se o comprimento da onda é longo, sua frequência será baixa; se a frequência da onda é alta, seu comprimento será curto, (Teste de Chama e Transição de Cores).
À medida que um corpo torna-se mais quente, ele brilha com maior intensidade e a cor da luz emitida muda do vermelho para o branco. Para explicar esse fenômeno de forma quantitativa os cientistas tiveram que medir a intensidade daradiação de cada comprimento de onda. Os primeiros estudos não tiveram sucesso, pois as teorias disponíveis na época previam que a intensidade da radiação deveria aumentar continuamente com a diminuição do comprimento de onda – catástrofe do ultravioleta –. Essa questão foi resolvida pelo físico alemão Max Planck, ele propôs que as vibrações dos átomos em um objeto são quantizadas, isto é,...
tracking img