Fábula: uma proposta para o ensino aprendizagem da escrita no terceiro ano do ensino fundamental na E.M.E.F. Professora Glicéria de Sousa Ribeiro Guimarães na localidade Rio Juba-Cametá/Pa.

3322 palavras 14 páginas
Fábula: uma proposta para o ensino aprendizagem da escrita no terceiro ano do ensino fundamental na E.M.E.F. Professora Glicéria de Sousa Ribeiro Guimarães na localidade Rio Juba-Cametá/Pa.

1. INTRODUÇÃO
No mundo contemporâneo em que nos encontramos é importante cada vez mais nos habituarmos às mudanças que acontecem ao nosso redor e, isso só poderá acontecer se tivermos o poder de interagir e se comunicar. Desde cedo devemos construir meios para proporcionar, ao educando, a capacidade de compreender o mundo e suas diversidades, fazendo com que o individuo tenha conhecimento da vida nos diversos contextos sociais. No entanto, ainda há uma grande dificuldade quanto à questão de elaborar propostas pedagógicas inovadoras que sejam pertinentes aos processos de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, é responsabilidade também da escola mediar novas propostas para se trabalhar a produção da escrita, considerando que a aquisição desta é fundamental para o desenvolvimento não só da aprendizagem do educando, mas como sistema de comunicação privilegiado na cultura letrada. Todavia, essa habilidade é indispensável na formação do cidadão. No entanto, o que se percebe é que, a maioria dos alunos, principalmente de escolas públicas, tem apresentado muitas dificuldades com essa habilidade e isso ocorre principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental, em que, na maioria das vezes a escrita é trabalhada de forma mecânica, e ainda com atividades descontextualizadas da realidade dos estudantes. Por isso, considerou-se que a relevância do trabalho é estimular a valorização dos saberes dos alunos, tornando o ensino um processo que se dá a partir das necessidades, entre outras, a de saber escrever, ponderando as diversas práticas sociais dos sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
Para isso, o presente projeto de intervenção propõe uma metodologia inovadora, que utilizará como objeto de ensino da escrita o gênero textual fábula, uma vez que esta será

Relacionados