Futurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Futurismo


O Futurismo foi um movimento artístico que surgiu na Itália no começo do século XX. Apesar de ter tido maior expressão italiana e russa, teve seguidores em outros países. Os futuristas exploravam todos os meios artísticos, incluindo pintura, escultura, poesia, teatro, música, arquitetura e até gastronomia. Marinetti foi o primeiro a fazer um Manifesto (em 1909), lançado a públicoprimeiramente em Milão e publicado pelo jornal francês Le Figaro. Ele resumiu os princípios futuristas: o rompimento com o passado, amor à velocidade, tecnologia e violência. O carro, o avião e a cidade industrial eram símbolos futuristas, pois representavam o triunfo tecnológico do homem sobre a natureza. As obras recebiam forte influência das novas tecnologias que surgiram no final do século XIXe começo do século XX.

Caracteristicas do Futurismo
-A Dinamicidade
-Aspectos mecânicos
-O Uso de elementos geométricos
-Esquemas sucessivos de representação do objecto pictórico, como exposição fotográfica múltipla.


O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.


Principais artistas


GiacomoBalla, Umberto Boccioni, Anton Giulio Bragaglia, David Burliuk, Vladimir Burliuk, Mario Carli, Carlo Carrà, Ambrogio Casati, Primo Conti, Tullio Crali, Luigi De Giudici, Fortunato Depero, Gerardo Dottori,Filippo Tommaso Marinetti, Vladimir Mayakovsky, Angiolo Mazzoni, Aldo Palazzeschi, Giovanni Papini, Luigi Russolo, Antonio Sant’Elia.


Artes plásticas – As obras refletem o mesmo ritmo e espíritoda sociedade industrial. A pintura futurista foi influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo, mas a utilização de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinamismo – deformação e desmaterialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação. Para os futuristas, os objetos não se esgotam no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-secontinuamente a um só tempo.  Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.


A aeropintura (aeropittura) foi uma grande expressão do Futurismo nos anos 30. A excitação da tecnologia edo vôo, diretamente experimentada pela maioria dos aeropintores, ofereciam paisagens aéreas como nova possibilidade de tema para a pintura. Mas essa técnica teve variações de acordo com o gosto dos pintores no tratamento do realismo, por exemplo. Variavam também em abstração, dinamismo, retratos de Mussolini, pintura religiosa e arte decorativa. Foi lançada num Manifesto em 1929, “Perspectivas deVôo“, assinado por vários artistas, incluindo Marinetti. “Mudar perspectivas de vôo constitui uma realidade absolutamente nova, que nada tem em comum com a realidade tradicionalmente constituída por uma perspectiva terrestre, e pintar por essa nova realidade requer um profundo desprezo pelo detalhe e a necessidade de sintetizar e transfigurar tudo.”

Literatura – As principais manifestaçõesocorrem na poesia italiana. Sempre a serviço de causas políticas, a primeira antologia sai em 1912.  O texto é marcado pela destruição da sintaxe, dos conectivos e da pontuação, substituída por símbolos matemáticos e musicais.  A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para expressar velocidade. Os autores abolem os temas líricos e incorporam à poesia palavras ligadas à tecnologia. Asidéias de Marinetti, mais atuante como teórico que como poeta, influenciam o poeta cubista francês Guillaume Apollinaire (1880-1918).
No futurismo era mais recorrente o uso de letras sem serifas e ocorria muito a variação do tamanho da fonte. Algumas palavras eram escritas em tamanhos muito grandes enquanto outras eram minúsculas, sendo apenas detalhes nas páginas dos impressos futuristas. Essa...
tracking img