Futurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Futurismo

“O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, nojornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Osprimeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.”(Wikipédia).

Ainda no ano de 1909, surgiu seu primeiro manifesto, na França, com o tema “Les mots on liberté” (que siginifica “Liberdade com as palavras”), onde Marinetti disse: "o esplendor domundo enriqueceu-se com uma nova beleza: a beleza da velocidade”. O principal tema desse período é a abundância de cores e teve como principais características:

* A consideração pelo designtopográfico da época;
* Exploração do lúdico e da linguagem vernácula;
* A quebra da hierarquia da tipografia nacional ;
* A predileção pelo uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitamruídos, vozes, sons de objetos);
* Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;

Pintura Futurista

Foi fortemente marcada pelo cubismo e pela abstração, masdiferenciou-se destas pela espontaneidade, pelo uso de cores vivas para dar a ideia de dinâmica, deformação e não- materialização pelos quais passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.
“Paraos artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo”.

Fragmento "Fundação e manifesto do futurismo", 1908,publicado em 1909.

"Então, com o vulto coberto pela boa lama das fábricas - empaste de escórias metálicas, de suores inúteis, de fuliges celestes -, contundidos e enfaixados os braços, mas impávidos,...
tracking img