Futsal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O futebol de salão começou a ser praticado nos idos de 1940 por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo. Devido à dificuldade para encontrar campos de futebol, improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte.
As bolas eram de crina vegetal, serragem ou cortiça granulada e sofreram sucessivasmodificações, diminuindo o seu tamanho e aumentando seu peso.
Daí o fato de o futebol de salão ser chamada também de "esporte da bola pesada".
De início as equipes variavam de número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, mas pouco a pouco foi fixado o limite de cinco. 
Acreditaram, porém, que o futebol jogado nos salões da ACM era violento demais, principalmente para os goleiros.Por isso, suaprática ficou restrita aos adultos, e assim mesmo esporadicamente.  Durante um curso promovido pelo Instituto Técnico da Federação Sul- Americana da Associação Cristã de Moços, foram distribuídos cópias das regras a todos os representantes.  Nas décadas de 60 e 70 o futebol de salão conquistava o continente como desporto ordenado e regulamentado.  Com a fundação da Confederação Sul- Americana deFutebol de salão,que congregava quase todos os seus países, surgiram os primeiros campeonatos Sul Americanos de clubes e de seleções nacionais.  Na década de 90 ocorreu a grande mudança na trajetória do futebol de salão pois é feita sua fusão com o futebol de cinco (prática esportiva reconhecida pela Fifa).  Surge então o "Futsal" terminologia adotada para identificar esta fusão no contexto esportivointernacional.  Com a sua vinculação a Fifa , o futsal dá um grande passo para se tornar desporto olímpico, tendo na Olimpíada de Sidney-Austrália do ano 2000 o maior momento de toda a sua trajetória histórica. Porém a batalha continuou e em 2003 a Federação Paulista de Futsal elabora e faz o lançamento da campanha "EU QUERO FUTSAL OLÍMPICO" e o Futsal é incorporado nos jogos Pan-Americanos de2007 no Rio de Janeiro.

Quantos e quais são os fundamentos do futsal?
Domínio: Domínio é a habilidade de recepcionar a bola. O objetivo do professor ao ensiná-la é o de levar a criança a recepcioná-la com as diversas partes do corpo.Classificações de determinadas habilidades de domínio.
Controle: Controlar a bola é diferente de dominá-la. Enquanto esta ação trata-se da recepção da bola, aquelase refere a mantê-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão. É o que as crianças chamam deem baixadinhas.
Condução:  A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo. Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor. Essa condução pode ser feita em linha reta, daí o nome de retilínea. Também em zigue zague, e, portanto, sinuosamente. Asoutras faces para se conduzir são interna e externa. A de frente é ineficaz.
Chute: O chute surge quando do contato da criança com a bola em direção à meta adversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. O primeiro seria o chute com o objetivo ofensivo. O segundo, com o objetivo defensivo. Logo, chute sempre é a mesma coisa, o que muda é o objetivo. Quais seriam as possíveistrajetórias de chute? Rasteira, meia-altura e alta. Quais seriam os tipos, as maneiras de chutar? Com o dorso ou de peito de pé, de bate-pronto ou semi-voleio,de voleio ou sem-pulo, de bico e por cobertura.
Cabeceio: A exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e defensivo. Quem cabeceia o faz para marcar um gol, para defender a sua equipe ou para passar a bola para um companheiro de equipe A exemplodo chute e do passe, o cabeceio pode ter diferentes trajetórias, isto é, pode ser em linha reta, para o alto ou em direção ao chão. O local onde se toca na bola determinará as diferentes trajetórias. Cabeceou-se no meio da bola, ela sai em linha reta. Cabeceou-se embaixo da bola, ela vai para o alto. Cabeceou-se em cima, ela desce.
Passe: O passe só acontece quando há duas pessoas. Passa-se...
tracking img