Futsal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“O bom professor de educação física”: Opinião dos alunos do 3º ciclo da escola EB 2,3 de Pevidém.
André Alves1; Estela Novais1; José Abreu1; Rui Martins1;
1ISMAI

A competência profissionalenvolve a capacidade de que o professor tem para articular o conhecimento teórico à sua prática profissional. Portanto, parece ser prudente considerar as experiências pessoais que o mesmo “carrega” desdetenra idade, as vivências académicas pelas quais passou, as situações que o sensibilizaram e que se iniciam no primeiro ano da licenciatura. Estas experiências serão, por certo, ampliadas com suainserção no mercado de trabalho e no importante exercício da formação contínua (Arantes, 1997). Nesse sentido será importante observar a opinião dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, sobre o queconsideram ser um “bom professor de Educação Física”. Para isso, aplicou-se um questionário, a 408 alunos do concelho de Guimarães, criado pelo professor Rui Resende baseado em outros anteriormenterealizados. Os resultados demonstram que um “bom professor de educação física” deve fazer com que as actividades propostas sejam realizadas com segurança, e não deve fazer comentários pessoais desagradáveis.Constatamos que 21,5% dos alunos inquiridos praticam alguma actividade física, sendo os jogos desportivos a “modalidade” mais praticada.
O “bom professor” é associado as seguintes palavras:“liderança”, “motivação”, “competência” e “empenho”.
A principal característica que os alunos realçam num “bom professor de educação física” é a sua capacidade de garantir que as actividades propostas sejamrealizadas com o máximo de segurança.

Palavras-chave: Educação física; Alunos; Professor

Referências:
ARANTES, A. C. Competências básicas para ser um professor. Ministrando aulas de Educaçãofísica infantil em um curso profissionalizante. Colégio Brasileiro de ciências do esporte. Renovações, modismos e interesses. X Congresso Brasileiro de ciências do esporte. Goiânia – Goiás. Anais –...
tracking img