Protecionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Protecionismo

O protecionismo é um sistema que visa proteger o mercado econômico interno dos fortes concorrentes e das importações estrangeiras. Ele desenvolveu uma barreira alfandegária com a finalidade de fiscalizar as importações impondo limites de quantidades a serem importadas.
As altas tarifas e as normas de qualidade são exemplos de protecionismo, elas foram criadas paradiminuírem os lucros dos produtos estrangeiros.
Outro exemplo, seria os subsídios e a fixação de cotas que servem para controlar a quantidade de produtos e serviços internacionais no mercado nacional e até mesmo a totalidade de ações que um estrangeiro pode alcançar em uma entidade.
As medidas protecionistas podem gerar muitas guerras comerciais fazendo com que todos os países venham ter perdas bruscasde bem – estar.
Os neoliberais incentivam o livre mercado, porém não permite praticar o protecionismo em questão de o Estado intervir na economia.
Os subsídios que o Governo dispõe às empresas para baixar os preços dos produtos geram uma grande conseqüência, pois prejudicam os países emergentes e subdesenvolvidos.
Há certo tempo atrás, os países de poderes aquisitivos altos implantaram umprotecionismo chamado de “cláusula social”, com o objetivo de competir com países em desenvolvimento através da exploração do trabalho escravo e infantil.
Os produtos do gênero alimentício são cobrados taxas alfandegárias baixas na importação pelos países globalizados, enquanto as máquinas e os equipamentos são cobrados taxas maiores.
A causa da Guerra Comercial entre os países globalizantes eglobalizados são referente a taxa dos produtos agrícolas que são mais caros do que os produtos industrializados. Em uma estimativa mostra que os produtos da agricultura oscilam de 5% até 400%, e já os industrializados entre 4% e 5%.


2. O protecionismo agrícola

O protecionismo agrícola tem sido uma constante no mercado internacional. É na agricultura onde a intervenção governamental temsido mais acentuada. Tal interferência ocorre, principalmente, sob o pretexto de sustentação do emprego rural. Na realidade, o discurso de liberalização comercial por parte das nações desenvolvidas, está em desacordo com a adoção de práticas intervencionistas, em setores mais sensíveis à concorrência internacional. Continuamente, os produtos agrícolas têm sido alvo de subsidiação.
Deste fato,resulta que países em desenvolvimento são seriamente afetados nas transações comerciais.
O argumento recorrente é que, sendo a agricultura um setor relativamente frágil, e ao mesmo tempo estratégico, se faz necessária a ação protetora do Estado. As alegações para a proteção recaem, também, na questão referente à segurança alimentar, traduzida na independência de fontes externas, no que se refereao abastecimento de alimentos.
Assim, por mais que os governos se empenhem em melhorar o posicionamento no comércio exterior, algumas variáveis não são controláveis. É o caso, por exemplo, das políticas domésticas aplicadas pelas nações hegemônicas. O propósito dos exportadores agrícolas é reduzir o nível de subsidiação, enquanto os países importadores tendem a preservar aproteção ao setor agrícola.

3. Vantagens do Protecionismo

 Diminuição do déficit comercial
 Baixa de desempregos
 Evita problemas de crescimento
 Evita a queda industrial

4. Desvantagens do Protecionismo

 Preços dos produtos internos muito altos
 Nas indústrias internas ocorre falta de motivação no processo de melhorias
 Acomodações nos países em questão das tecnologias
Baixo lucro

5. Formas de Políticas Econômicas

 Industrial: Abordam internamente as políticas nacionais promovendo o aumento industrial e empregatício com o uso de dois componentes básicos: incentivos e subsídios.

 Comercial: abordam externamente as políticas nacionais promovendo o aumento nas competições de exportações nacionais com o uso de dois componentes básicos: incentivos e...
tracking img