Futsal para pessoas com Síndrome de Donw

691 palavras 3 páginas
Futsal para pessoas com Síndrome de Donw A síndrome de Donw (SD) é considerada a mais comum das anomalias genéticas e das deficiências mentais. A incidência da (SD) em nascidos vivos é de 1 para cada 600/800 nascimentos, tendo uma media de 8.000 novos casos por ano no Brasil. A Síndrome de Down é considerada uma disfunção genética e caracterizada por alterações nos cromossomos. O comprometimento mental ocorre, pois normalmente o cérebro é menor e com menos células nervosas , devemos respeitar seu ritmo mais lento, uma vez que acreditamos que esse indivíduo é capaz de aprender e viver em sociedade , além de praticar esportes . O futebol de 5 para portadores de Síndrome de Down é baseado no futsal. São quatro jogadores na linha e um goleiro. As regras são adaptadas as limitações dessas pessoas para que possam praticar o desporto com emoção e segurança. As regras são as mesmas usadas pela Confederação Brasileira de Futsal- CBFS com algumas exceções citadas a seguir:
Dimensões: a quadra de jogo será um retângulo de comprimento máximo de 25 m e a largura de máximo de 15 m.
A bola usada será da categoria juvenil Sub 17, as bolas em sua circunferência terão no mínimo 62 cm e no máximo de 64 centímetros. Seu peso será de mínimo 400 gramas e no máximo 440 gramas.
O tempo de duração de uma partida de Futsal será cronometrado dividido em dois períodos iguais, com tempo de até 15 minutos por período e descanso de 10 minutos entre os períodos. Quanto ao trabalho psicomotor deve-se enfatizar os seguintes aspectos: o equilíbrio a coordenação de movimentos a estruturação do esquema corporal a orientação espacial e propriocepção o ritmo a sensibilidade os hábitos posturais os exercícios respiratórios
Fundamentos do Futsal
Domínio no futsal :Domínio é a habilidade de recepcionar a bola.
Controle no futsal :É o que as crianças chamam de embaixadinhas.
Condução no futsal:A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo.
Chute no futsal:O primeiro

Relacionados