Fusoões e encorporações

575 palavras 3 páginas
ATIVIDADE PROPOSTA

Após a leitura do texto acima, conclua sobre a importância da CVM para o funcionamento do mercado de capitais no Brasil, bem como responda às seguintes questões.

R: A comissão de valores imobiliários teve seu inicio em decorrência de uma reforma no mercado de capitais tem papel fundamental no controle das operações que giram em torno da bolsa de valores e instituições, atuando na constante proteção dos investidores, observando indícios de pessoas ou instituições que tenham se beneficiado de informações privilegiadas.

1ª) Como você vê a atuação da CVM, e qual era seu objetivo inicial?

R: Tem em vista que a comissão de valores mobiliários atua como uma central que controla o mercado em termos de fiscalizar. Tem a missão de regulamentar a lei, detalhar em regras os aspectos legais para orientar o funcionamento do mercado. Também nos cabe fiscalizar o cumprimento dessas regras e fazer valer as mesmas, para que o investidor possa confiar, que o que está escrito, de fato será cumprido e impor punição no caso de irregularidades.
Seu objetivo inicial é a normatização, regulamentação, desenvolvimento, e fiscalização do mercado de valores mobiliários do país.

2ª) O poder de fiscalizar as empresas se estende a que tipos de empresas?
R: Empresa de sociedade anônima que tem o capital aberto, que as ações são participações no capital de companhias abertas, cujo preço, por meio de registro apropriado junto à CVM, está autorizada a ter seus valores mobiliários negociados com o público, tanto em bolsas de valores, quanto no mercado de balcão (sem leilão), organizado ou não.

3ª) Qualquer empresa pode negociar seus títulos no mercado de capitais?

R: Não, apenas sociedades corretoras que são instituições financeiras, devidamente credenciadas pelo Banco Central do Brasil, pela CVM e pelas próprias bolsas, e estão habilitadas a negociar valores mobiliários em pregão. As corretoras podem ser definidas como intermediárias especializadas na

Relacionados