Furnas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura ampliando horizontes:um estudo de caso do Projeto Desenvolvimento da comunicação Quilombola pela prática da leitura:Português e Inglês para todos.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer observações acerca do Projeto de Extensão realizado na Comunidade Furnas do Dionísio no município de Jaraguari-MS concebido pela Universidade Anhanguera /Uniderp , com o objetivo de traçarum panorama geral do que foi visto durante este período, e por intermédio do que foi aplicado, relatar suas conseqüências com relação ao desenvolvimento lingüístico,pensamento crítico e social da comunidade citada, através da pratica da leitura e seus benefícios.

Introdução

No ano de 2009, a Anhanguera Educacional Uniderp adotou o Projeto Desenvolvimento da comunicação quilombola pelaprática da leitura: português e inglês para todos,que acontece na comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio, localizada no município de Jaraguari, no estado de Mato Grosso do Sul desde 2009.O mesmo visa uma reflexão crítico-social, leituras contempladas na Arte, na Literatura e na Língua Portuguesa e o despertar do desejo de desenvolvimento intelectual e pessoal através o habito da leitura.
OProjeto de extensão foi inserido na comunidade em 2009, em comunhão ao trabalho da Irmã Terezinha que já faz um trabalho litúrgico e de catequização a mais de vinte anos neste local, mas somente em 2011 se tornou objeto de pesquisa visando o relato da experiência e suas conseqüências.
Para atender a esse objetivo, uma equipe com seis acadêmicos foi formada pelas professoras Clélia Andrade dePaula e Akeber Nazareth Pavon, para desenvolver esse trabalho na comunidade citada.
Dessa forma, não somente haverá somente a ampliação do campo de conhecimento dos alunos, como também, dos acadêmicos envolvidos
Através da leitura é possível ampliar o campo cognitivo,propiciando a abertura de uma mundo de possibilidades novas e uma nova visão crítica social.
Conforme MARIA, citadaem PINK ( 2007,p.98) Para o cientista cognitivo Mark Johnson, “a imaginação narrativa - a forma conhecida como história – é a ferramenta básica de pensamento”.
Não é objetivo a formação de escritores ou lingüistas, mesmo observando em algumas alunos, as características que podem levá-los a isto .O trabalho almejado é o de conscientização social e desenvolvimento de pensamento crítico.
Em umasociedade, na qual as redes de relacionamento e informação rápida via internet, estão cada vez mais freqüentes na vida das pessoas, formar alunos capazes de pensar criticamente é responsabilidade da escola, torná-los cidadãos conscientes depende da orientação e direcionamento do professor.

Conhecendo nosso objeto de estudo:Furnas e sua História

A comunidade Quilombola Furnas do Dionísio estásituada a 45 km de Campo Grande, na área rural do município de Jaraguari – MS, praticamente incrustada ao pé da Serra de Maracajú.
Esta comunidade foi fundada em 1901 e ainda preserva suas raízes e seus costumes, um legado herdado fundador da comunidade, Dionísio Antonio Vieira, ex-escravo que veio de Minas Gerais em 1890. A economia da comunidade é voltada a subsistência, baseia-se na criação deanimais de pequeno porte, na produção de leite e seus derivados, na agroindústria caseira, assim como na agricultura familiar que ocupa a mão de ora local, conserva suas características rústicas. A região possui paisagens naturais singulares, que surpreendem por tamanha beleza.
Furnas é constituída de pequenos sítios e chácaras, onde atualmente vivem cerca de 400 moradores, agrupados emcerca de 80 famílias que descendem diretamente de Dionísio. Os moradores de grande simplicidade, são muito acolhedores com os visitantes. Sendo largamente despojados em relação a seus costumes, permitindo aqueles, através de algumas horas de conversa, um verdadeiro mergulho na cultura quilombola. A falta de infra-estrutura e o difícil acesso por estrada e chão batido fazem de Furnas do Dionísio...
tracking img