Fungos dermatofitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TECNICA

MICROBIOLOGIA



NOME: Fabiana Cordeiro
TURMA: TE1V1
PROFE: Hudson Holanda



Taguatinga-DF, 06 Fevereiro2013
FUNGOS DERMATÓFITOS

DERMATÓFITOS
Os dermatófitos são um grupo de fungos altamente especializados que desenvolveu, através de um longo processo evolutivo, a capacidade de invadir e colonizar os tecidos queratinizados do organismo animal. Coloniza o meiogeográfico de maneira ubíqua, o que explica a variada distribuição etiológica das dermatofitoses.
O termo dermatófito não corresponde a uma classificação taxonômica, mas sim a uma designação sob a qual estão agrupados fungos cujas características morfológicas, fisiológicas e antigênicas relacionam-nos entre si.Originalmente, a maioria dos dermatófitos foi descrita como Hyphomycetes. Porém, com adescoberta de seu estado sexuado, esses fungos passaram a ser classificados na família Arthrodermataceae (ordem Onygynales, subdivisão Ascomycotina), que acomoda os gêneros Arthroderma e Nannizzia cujos correspondentes assexuados ou Ana mórficos são, respectivamente, os gêneros Trichophyton e Microsporum.
Os dermatófitos que frequentemente afetam seres humanos e animais estão distribuídos em diversasespécies pertencentes aos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. Esses gêneros podem ser divididos em três grupos com base no habitat: geofísico, zoofílico e antropofílico. Os dermatófitos geofísicos como o Microsporum gypseum, normalmente habitam o solo, onde decompõem os debris queratinosos. Os zoofílicos, como o Microsporum canis e Trichophyton equinum, são adaptados aos tecidosdo animal e, raramente, são encontrados no solo, enquanto os dermatófitos antropofílicos, como Microsporum audounii, vivem nos tecidos humanos e não sobrevivem no solo.
Os dermatófitos zoofílicos, frequentemente, causam menos reação inflamatória nos animais do que os fungos geofílicos e antropofílicos. Há espécies que passam de indivíduo a indivíduo, desde o início de sua existência, produzindo, àsvezes, verdadeiras epidemias. Entre essas espécies podemos relacionar o Trichophyton mentagrophytes, T. tonsurans, T. schöenleinii, T. megnini, T. violaceum, Epidermophyton floccosum, entre outros.
Patogenia
Quando um animal é exposto a um dermatófito, pode ocorrer uma infecção. A ruptura mecânica do estrato córneo é importante para facilitar a penetração e invasão dos folículos pilosos. As hifasfúngicas disseminam-se na superfície do pelo e, posteriormente, migram para o bulbo do pelo, produzindo enzimas queratolíticas que permitem a penetração em sua cutícula. Neste ponto, o fungo estabelece um equilíbrio entre o crescimento para baixo e a produção de queratina ou é expelido.E capaz de uma penetração tanto mecânica quanto enzimática. Alguns dermatófitos possuem estruturasespecializadas para favorecer a invasão. Várias enzimas extracelulares como protease, lípases, fosfatases, nucleases e glicosidases são também produzidas com esse fim.
A queratina é uma escleroproteína altamente polimerizada, constituída de cadeias de polipeptídeos unidas por ligações dissulfeto (S-S), as quais mantêm a forma tridimensional da molécula. Sua alta resistência à maioria dos micro-organismos é,provavelmente, devida a tais ligações. Os dermatófitos possuem um sistema enzimático capaz de quebrar as ligações S-S, resultando em compostos que possuem o grupamento isolado. Parte do nitrogênio é liberada sob a forma de amônia. Tecidos que têm a capacidade de produzir queratina, como camadas queratinizadas de pele, pelos e unhas são altamente seletivos para o crescimento de dermatófitos, o queexplica o fato desses fungos infectarem somente os tecidos superficiais ricos em queratina, não tendo poder invasor.
A hidrólise da queratina por proteínas proteolíticas é um aspecto conspícuo na patogenia das dermatofitoses. Entretanto, algumas enzimas extracelulares verificadas de espécies de Trichophyton e Microsporum são ativas apenas em PH neutro ou alcalino. Tendo a pele um PH fracamente...
tracking img