fundos de investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundos de Investimentos

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo fazer com que o acadêmico se familiarize mais com a disciplina Mercado De Capitais, e para isso abordamos o seguinte assunto Fundos de Investimentos, onde faremos uma análise geral dos Fundos de Investimento, onde mostra os riscos envolvidos no momento de que um investidor faz suas aplicações financeiras, normas geraisde investimentos em Fundos, regulamentos, tributação e como fazer investimentos, como funciona o mercado de Fundos, tipos de Fundos, composição de carteiras de Fundos, rentabilidade e outros. Para entender melhor o fluxo em investimento em Fundos, mostra de uma forma geral como funciona o Sistema Financeiro Nacional, Instituições Financeiras em geral, Bolsa de Valores, Conselho Monetário Nacional,Comissão de Valores Mobiliários.
Palavras-chave: Fundos de Investimento. Riscos. Rentabilidade. Mercado.
Introdução:
Para fazer uma análise geral e mostrar como funciona o mercado de Fundos de Investimento, é necessário mostrar quais os órgãos do Mercado Financeiro e não financeiros, envolvidos de forma direta ou indiretamente na constituição, distribuição, reguladores, que sãoindispensáveis, como: Bacen, CVM, ANBID, Bolsa de Valores e outros.
Fundo de investimento:
Fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas) com o objetivo de rentabilizá-los através da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários no mercado financeiro. Os cotistas de um fundo normalmente têm os mesmos interesses e objetivos ao investir suaseconomias no mercado financeiro e de capitais.
Cotista: é o investidor que aplica seus recursos no fundo. Ao aplicar em fundos de investimento, os cotistas estão comprando uma quantidade de cotas e concordando em pagar uma taxa de administração a um terceiro (o administrador do fundo) que coordenará as tarefas do fundo e gerenciará os seus recursos no mercado. Ao comprar cotas de determinado fundo,o investidor estará aceitando as suas regras de funcionamento (valores, horários e prazos para a liquidação de aplicações e resgates, direcionamento dos recursos, rateio das despesas etc.) e passará a ter os mesmos direitos dos demais cotistas, independente da quantidade de cotas que cada um possua. Os principais agentes e as definições dos fundos de investimento são: administrador: instituiçãofinanceira responsável pelo conjunto de serviços relacionados direta ou indiretamente ao funcionamento e à manutenção do fundo, que podem ser prestados pelo próprio administrador ou por terceiros por ele contratados, por escrito, em nome do fundo.
Gestor: instituição responsável pela compra e pela venda dos ativos do fundo (gestão), conforme os objetivos e a política de investimento estabelecida noseu regulamento.
Custodiante: instituição responsável pelo registro e pela guarda dos ativos do fundo.
Distribuidor: instituição responsável pela venda das cotas do fundo, podendo ser o próprio administrador ou terceiros contratados por ele.
Cotista: investidor que aplica seus recursos no fundo.
Regulamento: documento registrado na CVM que estabelece as regras de funcionamento eoperacionalização de um fundo de investimento.
Prospecto: documento que contém, em linguagem simplificada, as informações relevantes para o investidor sobre a política de investimento do fundo e os riscos envolvidos.
Termo de adesão: documento que deve ser assinado no momento da aplicação inicial em um fundo, no qual o investidor confirma que recebeu o regulamento e o prospecto do fundo e que tomouciência da sua política de investimento e dos riscos envolvidos.
Patrimônio líquido: diferença entre o valor dos ativos e dos passivos de um fundo. É o valor contábil pertencente aos cotistas. No caso dos fundos de investimento, o patrimônio líquido é a soma de todos os ativos e operações do fundo, descontados os custos e as taxas.
Cota: fração do patrimônio líquido de um fundo de investimento,...
tracking img