Fundamentos introdutorio contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Os aspectos introdutórios da contabilidade para os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis são deimportância imprescindível, pois é onde se alcança uma base para a formação de um bom profissional. Além de obter os conhecimentos fins da profissão, se entende também o básico de outras áreas das ciências, que terão muita relevância para a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso no mercado de trabalho do contador.
Neste trabalho se procura mostrar de forma sucinta váriosdos conceitos introdutórios, muito utilizados nas Ciências Contábeis como: a contabilidade básica, introdução ao direito, administração e matemática.





DESENVOLVIMENTO

Tendo em vista que a contabilidade no Brasil teve influência tanto da escola patrimonialista quanto da escola norte-americana veremos os conceitos segundo autores das duas escolas.
SegundoPadoveze (2000) apud Costa (2009), a escola patrimonialista que influenciava o professor Francisco D’Áuria, conceitua-se a contabilidade como uma ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica do patrimônio das entidades. Segundo o conceito da escola norte-americana para o professor Hendriksen a contabilidade é umprocesso de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.
Conforme Costa (2009), a atividade contábil deve a qualquer momento mostrar a situação econômica e patrimonial da empresa aos seus usuários, por isso seu objeto é o patrimônio da entidade bem como o controle e ofornecimento de informações desse patrimônio aos seus usuários é o seu objetivo.
Segundo o autor, a escrituração contábil é uma das ferramentas utilizada pela contabilidade para essa demonstração da situação empresarial, pois é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis.A contabilidade como ferramenta para a gestão da empresa pode ser vista como uma obrigatoriedade ótima por trazer informações únicas e específicas para a tomada de decisão dos gestores, ou seja, é através dos relatórios contábeis que os gestores empresariais se baseiam para a tomada de decisão, pois é através da contabilidade que se poderão conhecer os recursos da empresa, seu desempenhofinanceiro para ajudar os usuários a avaliar os valores gerados com os recursos do ativo, em caso de comprovação de situação econômica e financeira frente a outras instituições, bem como monitorar ações de diversos setores da administração empresarial a fim de propor ou realizar mudanças na empresa. (COSTA, 2009)
Como exemplos de relatórios têm o balanço patrimonial que é umademonstração contábil formatada legalmente para os usuários a fim de evidenciar de forma estática, qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da empresa. Tem-se também a demonstração do resultado do exercício (DRE) como um relatório obrigatório legalmente que traz informações e demonstrações dinâmicas, ou seja, demonstra o resultado de um determinado período para evidenciação dosusuários. (COSTA, 2009)
Para Porto (2008) apud Costa e Fistarol (2008), a missão da empresa representa a razão de existência de uma organização. Para isso a missão deve abranger o propósito básico da organização e transmitir aos seus funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade como um todo.
Segundo Andrade (2002) apud Costa e Fistarol (2008), defini-se que a...
tracking img