Fundamentos do tratamento do paciente na radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos do tratamento do paciente na Radiologia

Introdução:

O tratamento ideal dos pacientes com tumores malignos é um esforço multidisciplinar que pode combinar duas ou maus disciplinas clássicas: cirurgia, radioterapia(RT), e quimioterapia. Patologias, radiologistas, médicos de laboratórios de analises clinicas e imunologistas,são membros integrantes da equipe que estabelece odiagnósticos correto.

A Radiooncologia é uma disciplina clinica e cientifica devotada ao tratamento dos pacientes com câncer e outras doenças através da radiação ionizante, isoladamente ou combinada a outras modalidades.

O objetivo da RT e administrar uma dose precisamente medida de radiação em um volume tumoral definido com a menor lesão possível aos tecidos saudáveis circundantes, resultando naerradicação do tumor, boa qualidade de vida e prolongamento da sobrevida a um custo competitivo.

Tipos de Irradiação:

Muitos tipos de irradiação são utilizados nos tratamentos da doença benigna e maligna a forma mais comum de irradiação consiste no uso de feixe externo de fótons ou elétrons, Os fótons são raios X ou raios Y e podem ser considerados feixes de energia que depositam a dose amedida que passam através da matéria.

A aceleração dos elétrons entre um catodo e um anodo no tubo d e raio-x gera raios X. Os Raios-x são gerados quando os elétrons atingem um alvo de tungstênio no final do tubo, a remoção do alvo de tungstênio permite que os elétrons passem livremente e sejam modulados para atingir o tecido alvo.

Os raios-x medidos em MV são utilizados quando o tratamentovisa a alvos mais profundos e tem qualidades preservadoras da pele.

A curva profundidade-dose do elétron tem uma calda que representa um componente de fótons no feixe de elétrons . Os elétrons são utilizados principalmente no tratamento de fótons do feixe de elétrons. Os elétrons são utilizados principalmente no tratamento da pele ou de tecidos superficiais. Os raios Y são gerados a partirde isótopos.

A maioria das unidades de radioterapia não utiliza mais raios Y devido à necessidade de substituir ou recalcular para as fontes de decaimento .

A interação mais comum que produz nêutrons é a aceleração de prótons para atingir um alvo de berílio. Os neutros tem carga elétrica neutra e perdem sua energia principalmente ao atingir prótons no núcleo da célula. Esses eventosnucleares resultam em prótons elásticos e fragmentos nucleares com a carga elétrica que depositam grandes quantidades de energia muito próximo ao local da interação inicial.

A Branquiterapia é um método alternativo de irradiar tecidos-alvo. Branqui, do grego significa curta distancia.

Objetivos da Radioterapia:

O uso clinico da irradiação e um processo complexo que envolve muitosprofissionais e varias funções inter-relacionada. O objetivo da terapia deve ser definido no inicio da intervenção terapêutica.

1° Curativa: O paciente tem probabilidade de sobrevida por períodos prolongados.

2° Paliativa: Não há esperanças de que o paciente sobreviva por períodos prolongados. Na Terapia curativa, alguns efeitos colaterais da terapia, embora indesejáveis podem ser aceitáveis. Existemalgumas exceções para a radioterapia paliativa de alta dose,incluindo pacientes com linfoma ou mieloma múltiplo ou para o tratamento de sangramento, como pacientes com processos malignos cervicais ou endobrônquicos.

Princípios Radiobiológicos

A: Probabilidade de controle tumoral.

Para cada aumento de dose de radiação,uma determinada fração de células será destruída; portanto, o numerototal de células sobreviventes será proporcional ao número inicial presente e à fração destruída a cada dose.

Doença subclínica: refere-se aos depósitos de células tumorais que são muito pequenos para serem detectados clinicamente e, ate mesmo microscopicamente mas que, não tratados posteriormente podem evoluir para tumor clinicamente evidente.

B: Efeitos de Radiação no tecido Normal...
tracking img