Fundamentos de transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos de transporte.



O transporte é geralmente o elemento mais importante nos custos logísticos, para a maioria das empresas. A movimentação de fretes absorve entre um e dois terços do total dos custos logísticos. Assim, o profissional de logística necessita de um bom entendimento das questões de transporte.


A importância de um sistema de transporte eficaz.


Basta compararas economias de uma nação desenvolvida com as que estão em desenvolvimento, para ver a parte que cabe ao transporte na criação de um alto nível de atividade econômica. É típico, nas nações em desenvolvimento, a produção e o consumo ocorrerem nas proximidades, onde grande parte da força de trabalho esta engajada na produção agrícola e uma pequena parcela da população vive em áreas urbanas. Com oadvento de serviços de transporte baratos e disponíveis, a estrutura inteira da economia muda em direção a estrutura de nações desenvolvidas. A superpopulação nas grandes cidades e resultado de migrações da população para estes centros urbanos, áreas geográficas limitam a produção a poucas variedades de produtos, e o padrão de vida econômico, para a média dos cidadãos, geralmente aumenta. Maisespecificamente, um sistema de transporte eficiente e barato contribui para aumentar a concorrência no mercado, elevar as economias de escala de produção e reduzir os preços das mercadorias.


Escolhas de serviços e suas características.


O usuário do transporte tem uma larga faixa de serviços a sua disposição, todos girando em torno dos cinco modais básicos (aquaviário, ferroviário,rodoviário, aeroviário e duto viário). Um serviço de transporte é um conjunto de características de desempenha adquiridas a um determinado preço. A variedade de serviços de transporte é quase ilimitada, os cinco modais podem ser usados em combinação (por exemplo, transporte combinado piggyback ou movimentação de contêiner), agências de transporte, associações de embarcadores, e corretores podem ser usadospara facilitar esses serviços, transportadora de cargas pequenas (por exemplo, a Federal Express e United Parcel Service) podem ser usadas pela sua eficiência no manejo de pequenos pacotes, ou um modal de transporte único pode ser usado. Dentre essas escolhas, o usuário seleciona um serviço ou combinação de serviços que forneça o melhor equilíbrio entre a qualidade oferecida e o custo doserviço. A tarefa de seleção de serviço não é tão proibitiva quanto aparenta porque as circunstâncias ao redor de uma situação particular de embarque frequentemente reduzem a escolha a poucas possibilidades razoáveis.
Para auxiliar na escolha do serviço de transporte, esse serviço poderá ser visto em termos de características básicas como, preço, tempo médio em transito, variabilidade do tempo emtransito e perdas e danos. Esses fatores parecem ser os mais importantes para os tomadores de decisões.



Transporte controlado pela empresa.


Uma alternativa disponível é a empresa possuir o serviço de transporte e equipamentos ou contratar transportadoras. Idealmente, o usuário espera obter um melhor desempenho operacional, maior disponibilidade e capacidade de serviço de transporte e umcusto menor. Ao mesmo tempo, uma parte da flexibilidade financeira é sacrificada porque a empresa deve investir em uma capacidade de transporte ou deve comprometer-se um arranjo contratual de longo prazo. Se o volume do carregamento é alto poderá ser mais econômico possuir o serviço de transporte do que alugá-lo. Entretanto, algumas empresas são forçadas a possuir ou contratar o transporte mesmo acustos altos porque suas exigências especiais para o serviço não podem ser adequadamente atendidas pelo serviço de transportadoras comuns. Tais exigências poderão incluir:
(1) entrega rápida com confiabilidade muito alta
(2) equipamentos especiais geralmente não disponíveis,
(3) manuseio especial do frete, e
(4) um serviço que esta disponível quando necessário.

Os transportadores comuns...
tracking img