Fundamentos de sistemas computacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PLANO DE DESENVOLVIMENTO COM ÊNFASE NA QUALIDADE 4
2.1.1 ENGENHARIA DE REQUISITOS 4
2.1.2 MODELOS DE PROCESSO DE SOFTWARE 4
2.1.3 GERENCIAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE 5
2.1.4 GESTÃO DO CONHECIMENTO 5
2.1.5 MÉTRICAS PARA MEDIR A QUALIDADE 6
2.1.6 QUALIDADE DE SOFTWARE 6
2.1.7 MODELO DE QUALIDADE - CMMI 6
3 REQUISITOS 8
3.1REQUISITOS FUNCIONAIS DO SISTEMA BIBLIOTECA 8
3.2 REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS DO SISTEMA BIBLIOTECA 9
3.3 DIAGRAMA CASO DE USO DO SISTEMA BIBLIOTECA 10
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO

Qualidade para sobreviver. Atualmente, há cada vez mais sistemas controlados por software, fazendo com que a economia de praticamente todos os países seja muito dependente da qualidade dossoftwares por eles usados, justificando um investimento significativo nesse setor. Segundo Santana (2009), as empresas estão investindo em qualidade, o que exige cada vez mais melhorias em seus processos e a adoção de metodologias para sistematizar o desenvolvimento de softwares.

Mas o que é qualidade? No que tange o desenvolvimento de software, a qualidade é um conjunto depropriedades a serem satisfeitas, em determinado grau, de modo que o software satisfaça as necessidades do usuário, e para isso acontecer é necessário que o gerente de projeto tenha, de forma clara e definida, o objetivo daquele projeto de desenvolvimento.

"Qualidade de software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos produzidos com o objetivo de garantir aconformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminando defeitos". (BARTIÉ, 2002).

“A qualidade é relativa. O que é qualidade para uma pessoa pode ser falta de qualidade para outra”. G. Weinberg

Este trabalho, consistirá, dentre outras atividades, em levantar informações junto às empresas de construção de software e investigar como elas lidam no dia-a-diacom a qualidade do software. Com o levantamento dos parâmetros, partiremos para a elaboração de uma proposta de desenvolvimento com ênfase na qualidade.

DESENVOLVIMENTO

1 PLANO DE DESENVOLVIMENTO COM ÊNFASE NA QUALIDADE

A qualidade deve ser uma característica fundamental de qualquer produto existente. Porém, desenvolver software de qualidade assegurada, dentro do prazoestabelecido e sem necessitar de mais recursos do que os alocados tem sido um grande desafio para a Engenharia de Software.

A seguir, estão relacionados os principais tópicos para se atingir a excelência no desenvolvimento de software com qualidade.

1 ENGENHARIA DE REQUISITOS

Os requisitos de sistema destinam-se a comunicar as funções que o sistema deve fornecer.Invista tempo e tenha paciência nesta fase tão importante de qualquer projeto de software. É preciso entender e documentar de maneira clara e não ambígua os requisitos de determinado problema, só assim, entenderemos de forma precisa o que deseja o cliente. Isto posto, poderemos começar a projetar e construir o sistema. Etapas do processo de engenharia de requisitos: concepção, levantamento,elaboração, negociação, especificação e validação.

2 MODELOS DE PROCESSO DE SOFTWARE

Um modelo para um processo de desenvolvimento é uma proposta teórica que junto com o planejamento deve determinar quais atividades devem ser realizadas, quando, como e por quem. A escolha de um modelo envolve diversos fatores: se é um software de banco de dados, um software de tempo-real, um softwareembutido, um sistema especialista. Outros fatores importantes são: se a equipe de desenvolvimento é uma empresa de desenvolvimento (software house), uma fábrica de software (desenvolvimento em linha de produção) ou se é a equipe de engenheiros da própria organização que utilizará o produto. A maneira como o produto será vendido e instalado também tem relevância: se o software é para ser vendido...
tracking img