Fundamentos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como os paises financiam seu deficit em conta corrente
O déficit fiscal e uma possível causa de um processo inflacionário. Por uma parte, supondo que partimos de uma situação de equilíbrio entre aoferta e a demanda agregadas, um aumento no gasto do governo sem ser acompanhado por um incremento similar nos ingressos tributários, vai gerar tanto um excesso de demanda agregada, como umincremento no déficit fiscal.
Tal fato e o sinalizado pelos keynesianos como origem dos processos inflacionários num país.
Os monetaristas também supõem que um excesso na demanda agregada e o fator quecomeça os processos inflacionários, mas não estão de acordo com os keynesianos no que diz respeito à causa que gera esse excesso na demanda.
Desde a sua criação, é um aumento da oferta de moedaatravés de uma maior disponibilidade de liquidez, levando ao aumento da demanda agregada. Portanto, se o Estado, após ter esgotado todas as fontes de crédito privado, começa a utilizar a emissão demoeda para ser financiado certamente vai gerar um excedente de dinheiro que irá resultar em excesso de demanda e aumento geral dos preços.
Quando um governo carrega uma dívida pesada, cada vez serámais difícil conseguir financiamento real. Quando as fontes de crédito estão esgotadas e os déficits são persistentes, os governos muitas vezes recorrem a imprimir dinheiro como último instrumentopara financiar as suas despesas. A emissão não genuína, quer dizer um aumento na oferta de dinheiro que não é acompanhada por um aumento na demanda por moeda, gera um aumento nos preços.
Ofinanciamento de um déficit a través da emissão tem efeitos diferentes segundo se trate de um regime de tipo de câmbio fixo ou flexível. Como pode se ver, os paises que tenham déficit orçamentário crônico e deelevada quantia, pode resultar complicado demais manter um tipo de câmbio fixo e teriam de optar por passar para o tipo de câmbio flutuante ou, pelo menos, fazer ajustes freqüentes na paridade...
tracking img