Fundamentos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Esta ATPS foi desenvolvida para que possamos raciocinar a respeito de valores, processos produtivos, ramos e nichos de trabalho. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

ETAPA 1

Passo 1: Lista de alguns possíveis ramos de negócios:
* Educação* Saúde
* Beleza
* Moda
* Alimentação fora de casa
* Viagem
* Informática

Passo 2
Empresa – Restaurante Self-Service
Ramo Alimentício
O ramo alimentício é absolutamente estável e propicia grandes promessas de retorno financeiro a curto espaço de tempo já que nos dias atuais as pessoas procuram os serviços de fast-food e self-service que possibilitam agilidade ecomodidade na correria do dia a dia e na exigência do trabalho.
Hoje o caos urbano exige um bom lugar, com uma boa comida, praticidade e preço baixo, uma empresa que proporcione isso obteria grande êxito. O consumidor espera a cada dia ter produtos diferenciados, saudáveis e com baixo custo é exigente a procura maior eficiência.
O ramo alimentício sofre a cada dia oscilações em razão da economia pelofato e trabalhar com vários tipos de produtos. Assim, influenciando as compras e afetando as vendas.
A Indústria Brasileira da Alimentação atende o mercado interno (79,9% da produção local) e o mercado externo (20,1% é destinado à exportação):

No mercado interno, o desenvolvimento da urbanização e das demandas da vida moderna tem modificado substancialmente os hábitos de consumo alimentar,mediante crescimento marcante do consumo de alimentos industrializados, ao longo das últimas décadas.
Ao lado dessa modificação de hábitos de consumo houve também evolução nos locais de consumo, onde as refeições fora do lar adquiriram maior importância na vida das pessoas do que as refeições exclusivas no lar.
O segmento de refeições fora do lar ou serviços de alimentação (Food Service) comocanal de distribuição, apresenta velocidade de crescimento 50% maior do que as taxas de crescimento do varejo alimentício tradicional (supermercados/auto-serviço), justamente pelo fato da população economicamente ativa ter necessidade, nos grandes e médios centros urbanos, de fazerem ao menos uma refeição fora do lar ao dia.
O que é o Food Service?
O mercado Food Service para as indústrias, é ofornecimento de mercadorias, produtos e serviços aos estabelecimentos públicos ou privados, que preparam e fornecem alimentação (alimentação preparada fora do lar) aos consumidores. Estes são chamados de “operadores”.
As indústrias fabricantes de alimentos, assim como os produtores de alimentos In Natura, contam com quatro grandes canais de distribuição de seus produtos no mercado interno: atacado& distribuição, varejo, a própria indústria e Food Service. Porém o consumidor final só tem contato direto com dois desses canais, o varejo e o Food Service.
O primeiro é a rede varejista: grande concentração nos supermercados. Nestes, os consumidores adquirem os produtos separadamente para o preparo e consumo em seus lares. E o segundo canal de distribuição ao consumidor final é o FoodService, através do qual os estabelecimentos chamados de “operadores” preparam as refeições para o consumo fora do lar.
O Food Service é bastante amplo, abrange mais de oito sub-canais de distribuição, que podem ser divididos em dois segmentos: Públicos, Particulares, Privados e Comerciais.
* Rede de –
Na Europa e nos EUA, 40% e 50% da venda de alimentos é destinada ao canal de Food Service,enquanto que no Brasil este número ainda é de 22%. Isso revela um segmento com grande potencial de expansão.
Os quadros a seguir mostram a tendência desse crescimento na última década, crescimento em que a ABIA esteve diretamente relacionada, ao organizar desde 1996 o Grupo de Food Service na Entidade, objetivando sintonizar as indústrias às necessidades tópicas dos operadores do segmento.
CANAIS...
tracking img