Fundamentos das ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMANA 3

Questão discursiva:

1. Veja os quadrinhos abaixo e responda as questões apresentadas:



Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar comocerta a superioridade de sua cultura. “Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas”. “A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica”. “Embora o etnocentrismoseja parcialmente uma questão de hábito, é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto, somos treinados para sermos etnocêntricos que, dificilmente, qualquer pessoa conseguedeixar de sê-lo”. Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47.
a) A partir das informações prestadas e daleitura dos textos sugeridos, responda, se, de acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar é etnocêntrica ou relativista?Justifique.
Etnocêntrica,pois para ele (navegante) só existe duas sociedades ,a dos navegantes e as dos não navegantes,isso mostra a idéia etnocêntrica de achar que não existe outra cultura a não ser adeles.Etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença,exatamente o que Hagar não consegue fazer ver a diferença da sociedade dele (navegantes) e as outras.

b) Pode-se afirmar que “é impossível nãosermos etnocêntricos”. Justifique.
Não,tal afirmação é etnocêntrica em si mesma,uma vez que se exclui uma possibilidade coerente para a sociedade atual.A partir do momento em que o indivíduo seconscientiza do erro,automaticamente ele avança o primeiro passo a caminho da resolução deste e,com a frequência e qualidade crescente do acesso ao conhecimento,é perfeitamente possível que os indivíduosse apercebam das tendências sociais que fazem parte de sua personalidade e entendam as diferenças e escolhas de sujeitos pertencentes à outras culturas como aneitáveis tendo em vista sua origens...
tracking img