Fundamentos da teologia pentecostal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 141 (35142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Fundamentos da
Teologia Pentecostal
Em dois mil anos de história da Igreja, o Espírito Santo é a pessoa divina que menos tem recebido atenção dos teólogos, prova disso é o espaço reduzido que a Pneumatologia ou doutrina do Espírito Santo ocupa nos livros teológicos.
O Movimento Pentecostal veio colocar a Paracletologia bíblica em seu devido lugar noâmbito da teologia, como disciplina fundamental, contemplando o ministério contemporâneo do Espírito Santo na vida diária da igreja. Reafirmamos que o Espírito Santo não é mero coadjuvante no plano salvífico de Deus, e está ativo e envolvido no convencimento, na salvação dos perdidos e na capacitação dos salvos para realizar a obra do Evangelho.
É preciso, no entanto que, a teologiapentecostal seja sólida e bíblica o bastante para se impor diante das omissões que acontecem por um lado e dos exageros que surgem de outro. Vivemos uma época em que muito valor se tem dado à experiência pessoal. Alguns com medo dos exageros a negam por completo, e passa-se a viver uma religião formalista, engessada, fria. Outros, não possuem qualquer filtro para avaliar as experiências, e suas igrejastornam-se “ranchos de profetas”, sendo dirigidas por visões, sonhos e profecias sem qualquer conteúdo bíblico, rumando a um fanatismo exacerbado.
Temos de avaliar todas as coisas pelo prisma equilibrado das Escrituras. Sabemos que é por meio da experiência que experimentamos Deus. É obra do Espírito Santo fazer-nos sentir Deus dentro de nós. Por isso, é imprescindível conhecer a Teologiado Espírito Santo. Quando entendermos o que a Bíblia ensina sobre esta maravilhosa e santa pessoa, viveremos um genuíno e poderoso avivamento.
Capítulo I
A História do
Movimento Pentecostal
É comum ouvir nos círculos teológicos que o pentecostalismo é um movimento sem teologia e sem identidade. Alguns críticos do Movimento Pentecostal apontam as raízes do movimento aosextremados de Corinto (1 Co caps. 12-14), ou mesmo aos montanistas (156 dC). O professor Whale dizia que “o montanismo é o exemplo clássico de um tipo de seita destinada a reaparecer constantemente na história da Igreja desde aqueles dias até hoje ”. Entretanto, o resultado de pesquisas sérias e imparciais tem apontado para o fato de o Movimento Pentecostal possuir uma tradição teológica sólida,bíblica e rigorosamente ortodoxa. O que é atestado mesmo por aqueles que não professam a doutrina pentecostal. Na conceituada revista Life o Dr. Henry Van Dunsen, presidente do liberal Seminário Teológico Union, chama o pentecostalismo como a “terceira força da cristandade”, sendo que o catolicismo romano seria a primeira e o protestantismo histórico (tradicional) a segunda força.
O bispo anglicanoLesslie Newbigin, do Trinity College de Glasgow; chama o pentecostalismo de “terceira eclesiologia” afirmando que há uma dimensão dinâmica para entender a igreja, exigida pelo NT e é oferecida no pentecostalismo.
É fato histórico que ao longo da trajetória da igreja na terra, sempre houve crentes e grupos de crentes que não se conformaram com o esfriamento do amor e da devoção por Cristo, assimtiveram contato com o batismo no Espírito Santo e com dons espirituais.
Estudiosos da história da Igreja tem reconhecido que o interesse pelo ministério do Espírito Santo tem sido constante na Igreja Cristã no decurso da história.

1.1 – Pessoas e movimentos que influenciaram o Movimento Pentecostal
1.1. 1– O Pietismo
Vários movimentos históricos influenciaram a formação da teologiapentecostal, entre eles o pietismo alemão do século XVII. O pai do pietismo foi o pastor luterano alemão Philip Jacob Spener (1635-1705); que difundiu a importância da renovação da piedade diante de um escolasticismo rigoroso em sua obra “Pia Desidéria” escrita em 1675. Seu grande expoente foi August Herman Francke (1663-1727). As ênfases pietistas eram as seguintes:
A necessidade de...
tracking img