Fundamentos da teologia pastoral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMOS: Fundamentos da Teologia Pastoral

* Capítulo 1: Distinção entre a “profissão de teólogo” e a “vocação pastoral”

Teólogo – formado numa faculdade através dos conhecimentos cabíveis,determinados pelo Estado, para exercer a função.

Pastor – formado, capacitado, chamado diretamente por Deus para exercer a função, sendo indispensável no decorrer da caminhada a busca continua docrescimento na GRAÇA e do CONHECIMENTO.

* Capítulo 2: Ministério pastoral a Luz da Bíblia

Ser Pastor (poimên) e não estar Pastor, é um privilégio que implica em muitas responsabilidades erenuncias, como Paulo pontua são “embaixadores” e “ministros”, são homens como citado levantados por Deus para exercer esta função, uma vez pastor não se pode voltar atraz.

O Pastor é o homem de Deus,que agrada a Deus, que prega e vive o que prega pronto para “cuidar e alimentar o rebanho” de Deus por hora confiado a suas mãos.

Uma responsabilidade que vai além, dos sermões, estudos bíblicos edominicais, consiste em dedicação, envolvimento e comprometimento através do acompanhamento, do aconselhamento, visitas pastorais, consolação de enfermos e angustiados.

Porém como colocado porPaulo: “Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me importa a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!”
1 Coríntios 9.16
* Capítulo 3: Principais desafiosenfrentados no ministério pastoral

Quando João descreve sobre o “bom Pastor que da a vida pelas ovelhas” se referindo a Senhor Jesus podemos aplicar ou compreender dando a importância e a devidadedicação ao mistério pastoral.

Mas Deus em sua infinita sabedoria e conhecedor das limitações humanas inspirou a Paulo a dar uma orientação ao jovem Timóteo, onde este deveria cuidar de si mesmo (ITimóteo 4:16) o que cabe perfeitamente para as necessidades dos dias atuais, e este cuidado não de forma egoísta e sim altruísta, pois se o pastor que lidera uma igreja estiver bem cuidado e feliz...
tracking img