Fundamentos da politicas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Superior de Serviço Social

Pólo Corumbá – MS



JOANE SOARES VIDAL-RA:294313

JULIANE VICTORIO MARTINEZ-RA:300659

ROSIANE MARIA GARCIA_RA:295161

VALBIELY DE A.NETO LIMA-RA:339985







DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAL

PROFESSOR EAD: Maria Edilene Xavier Rocha GarciaCorumbá –MS

2012

JOANE SOARES VIDAL-RA:294313

JULIANE VICTORIO MARTINEZ-RA:300659

ROSIANE MARIA GARCIA_RA:295161

VALBIELY DE A.NETO LIMA-RA:339985















DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAL

PROFESSOR EAD: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia





Atividade Supervisionadaapresentada à disciplina Psicologia e Serviço Social, no Curso de Serviço Social à Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp (CEAD) sob orientação do a Prof. Maria Edilene Xavier Rocha Garcia Prof. Local:Jaqueline Graça




Corumbá-MS

2012



INTRODUÇÃO







A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade.Na elaboração da A.P.S,vamos trabalhar com o real sentido da política social,para a sociedade,e abordar também o filme Gandhi,que mostra a luta de um líder espiritual,pela igualdade e a não violência.

Nessa atividade iremos mostrar a importância do Serviço Social para a sociedade.a relação da política com a sociedade.

Através da Constituição Federal de 1988 ,iremos ternoção de quais são os nosso direitos sociais,e que muitos não estão sendo cumprido pelo nossos governante.

































Política é a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Assim, a política tem como objetivo estabelecer princípios que mostrem indispensáveis a realização de um governo tanto mais perfeito.Quando o Estado busca em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básica da população. O que determina as doutrinas, as normas jurídicas, e o funcionamento das instituições administrativas do Estado,em uma concepção da relação individuo-sociedade fundamentada numa perspectiva positivista de uma ordem natural.

A palavra Estado, indica, modernamente:

... amaior organização política que a humanidade conhece; ela se refere quer ao complexo territorial e demográfico sobre o qual se exerce uma dominação (isto é, o poder político), quer à relação de coexistência e de coesão das leis e dos órgãos que dominam sobre esse complexo (GRUPPI apud Enciclopédia Treccani, 1980, p. 7).

Daí que teríamos pessoas mais capazes de definir o “bem comum”, e outras,que por suas incapacidades naturais, devem se submeter ao saber dominante.
A profissão do assistente social é tecida por sujeitos sociais que trazem a marca da sua condição de classe social, da cultura adquirida, da sua condição de gênero e etnia, numa relação dialética entre o individual e o coletivo, construindo-nos diferentes contextos históricos uma identidade profissional constituídae constituinte.

A política social é basicamente uma, política de focalização na pobreza a defesa de programas de transferência de renda aos mais pobres como pilares centrais da política social decorre da ideia de que, incapaz de suprir suas necessidades mínimas.Assim, se só os mais pobres teriam direito às políticas sociais, então a perpetuação da pobreza torna-se um pressuposto lógico:só a existência perene desse grupo como norma justifica a ação do Estado nesse âmbito. No limite, a política de focalização consolidaria e engessaria a desigualdade, o que significa o abandono do projeto efetivo de combate à pobreza e de construção de um sistema amplo de proteção social.

O assistente social, como as demais práticas profissionais, não se explica apenas pelas atividades...
tracking img