Fundamentos da matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PEDAGOGIA




PROJETO MULTIDISCIPLINAR III



Edna Aparecida Silva Pereira - RA 177448
Edyvania Guimarães de Oliveira - RA 177928
Janaina Cardoso de Oliveira - RA 177868
Lidiane Rosani Neves - RA 176501
Thelma Suely Marianelli de Souza - RA 178132








Atividades Práticas SupervisionadasProfessora EAD – Maria Clotilde
Professor – tutor à distância – Ludmilla












São Caetano do Sul
Junho/2012














RESENHAS

Compreendemos neste texto que, á partir da 2ª metade do século XX, foi preciso repensar o atendimento institucional às crianças de 0 a 6 anos, por alguns fatos que ocorreram naquela época assim comoa incorporação das mulheres no mercado de trabalho, o crescimento extremamente rápido das grandes cidades e as crianças devido a este crescimento já não podiam mais brincar em todos os lugares.

Na década de 70, começou-se a serem privados alguns projetos culturais, onde começou a aumentar o índice de marginalidade sendo ainda mais necessário o atendimento às crianças pequenas declasses sociais baixas.
Assim, as escolas e creches ficariam voltadas para a socialização e o desenvolvimento infantil seguindo estudos por profissionais psicológicos para a melhoria do lado pedagógico.

Neste meio tempo, surgiram os movimentos sociais que reivindicavam que as creches deveriam se tornar um direito do trabalhador. Em 1982, foi fundada a 1ª das quatro crechesexistentes n Universidade de São Paulo. Desde a sua criação a creche teve como trabalho o foco na criança/ família/ creche, criança/ criança, adultos.

O objetivo deste espaço foi de promover o desenvolvimento afetivo, físico e intelectual das crianças, o espaço físico foi construído e organizado para atender às necessidades das crianças.

Os pais tinham livre acesso ao ambienteda instituição. Por não existir um espaço para planejar e registrar o trabalho desenvolvido por iniciativa própria, alguns educadores, trocavam experiências e informações sobre as crianças. Imposto um compromisso com um projeto educacional onde a instituição tinha um compromisso com a formação integral da criança de 0 a 6 anos, o número de horas que elas passavam e quantos anos ficariam ali.Assim, foi feito um planejamento com as atividades, o tempo organizado.

A formação dos educadores foi uma das condições apontadas, imposta ao longo dos anos. Enfim, as criações de rotinas foi um dos eixos importantes, para que se desenvolvessem os projetos educacionais na creche, trazendo equilíbrio entre as atividades educacionais, esta rotina está sempre em constante avaliação e sujeitoa mudanças.

O processo de estruturação do projeto educacional ocorreu-nos diferentes segmentos da creche, resultado de um trabalho coletivo. Hoje, muitas creches trazem atividades pedagógicas, se destoando de outras, mesmo sendo pública, a diretoria de algumas delas acaba através de brinquedos pedagógicos que recebem das prefeituras do município, e atividades diferenciadas, fazendouma grande diferença no desenvolvimento das crianças.
Os desenvolvimentos de projeto é uma nova forma de educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, as novas tecnologias e a interação no ambiente de aprendizagem.

È uma nova cultura do aprendizado (fundamentada nas idéias de Piaget e outros pensadores) que deve tornar a escola capaz de atender àsdemandas da sociedade, considerar as expectativas, potencialidades e necessidade dos alunos, cria espaço para professores e alunos, desenvolver a habilidade de aprender a aprender, incorporar as novas tecnologias.

O texto dois traz ao conceito de projeto algo desejável que ainda não foi realizado, é a idéia de dar forma a algo que se deseja tornar realidade, como a própria palavra diz...
tracking img