Fundamentos da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os 10 Princípios da Economia

1. As pessoas enfrentam tradeoffs

“Trade-off ou tradeoff é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ele se caracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha.” – Fonte:Wikipédia
A definição da Wikipédia é meio confusa, mas é válida. Vamos pegar como exemplo um casal com R$30.000,00 em poupança. Eles decidiram que querem comprar um carro com o dinheiro.
A compra de um carro poderia elevar a qualidade de vida do casal, pois não seria mais necessário pegar ônibus. No entanto, eles estariam adquirindo um ativo com cara de passivo, já que este traria mais custos para suas finanças(documentação, combustível, seguro, etc… ). Isso consiste em um tradeoff, a resolução deum problema que acarreta outro.
Se ao invés de comprar um carro o casal decidisse investir o dinheiro em um negócio, ele também estaria fazendo um tradeoff. O dinheiro aplicado poderia gerar novos ativos para o casal no futuro, no entanto, no presente eles abriram mão do capital (que poderia ser usado para melhorar sua qualidade de vida) para aplicar  em algo que pode demorar a trazer benefíciosreais.
Esse tipo de conflito acontece o tempo todo e com todo mundo, em menor ou maior escala. O importante é saber que o tradeoff existe, para que você possa fazer escolhas conscientes e acertadas.

2. O custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obtê-la

Parece até filosofia, mas não é. Em economia, o custo de alguma coisa é aquilo que você abre mão para obtê-la.É mais do queapenas o preço que você paga por ela. O que mais você poderia fazer? Quais oportunidades foram perdidas?Imagine que você tem dois caminhos a sua frente:
Ao fim de um dos caminhos você consegue visualizar o amor da sua vida. No final do outro você vê um pote de ouro. Você só pode escolher um caminho a percorrer e após a escolha o outro caminho deixa de existir – dramático, não? :O Pois bem, se vocêescolheu o amor de sua vida, isto te custou o pote de ouro. E vice-versa. Legal né?  Esse custo também é chamado de custo de oportunidade.
“O custo de oportunidade é um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partirdesta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.” By Wikipédia.
Esse dilema lembra muito o poema de Robert Frost: The road not taken. Vale a pena dar uma conferida.

3. As pessoas racionais pensam na margem

Esse princípio é interessante. O Mankiw começa explicando esse princípio apontando para o fato de que as decisões que tomamos durantenossa vida raramente são “preto no branco”.Durante o jantar não decidimos entre comer até estourar ou em fazer jejum. Decidimos se vale ou não a pena pegar mais uma porção ou se deveríamos ou não pegar mais um pedaço de carne.Quando estamos para fazer uma prova, não decidimos entre estudar mais 24 horas seguidas ou não fazer nada. Decidimos entre estudar uma hora a mais ou a ver TV ao invés disso.Nós decidimos entre mudanças marginais.“Mudanças marginais são pequenos ajustes incrementais a um plano de ação. ” By Mankiw
De forma simples, como os exemplos mostram, as pessoas e empresas podem tomar decisões melhores se pensarem na margem. Um tomador de decisões racional executa uma ação somente se o benefício marginal (tirar uma nota maior na prova) da ação ultrapassa o custo marginal(estudar pelo menos mais 10 horas).
Um maneira boa de explicar esse raciocínio é a seguinte: Assuma que a situação que você tem agora é a melhor possível. Se a vantagem de mudar for maior de que seu custo, então a mudança é boa!

4. As pessoas reagem a incentivos

As pessoas tomam decisões se baseando em custos e benefícios que essa decisão pode acarretar, é por isso que  é fácil entender que...
tracking img