Fundamentos da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Organização econômica

Segundo Passos e Nogami (2003), de um modo geral, a sociedade organiza sua economia de três formas, a fim de resolver os problemas de o que, como e para quem produzir. Asquais são: economia de mercado, economia planificada centralmente e economia mista.

Economia de mercado

Na economia de mercado (economia livre) o Estado participa da vida econômica com açõesreguladoras. Em uma economia baseada na propriedade privada e na livre iniciativa, os agentes econômicos preocupam-se em resolver isoladamente seus próprios problemas, tentando sobreviver na concorrênciaimposta pelos mercados.

Economia planificada centralmente

Esse tipo de organização econômica é característico dos países socialistas, em que prevalece a propriedade estatal dos meios deprodução. Nesse tipo de sistema as questões de o que, como e para quem produzir não são resolvidas de maneira descentralizada, por meio de mercados e preços, mas pelo planejamento central, em que a maior partedas decisões de natureza econômica é tomada pelo Estado.

Economia mista

Nos sistemas de economia mista, uma parte dos meios de produção pertence ao Estado e outra parte pertence ao setorprivado.

2. Microeconomia
É conhecida como o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e/ou famílias, ao estudo das empresas, aoestudo da produção e preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.
A microeconomia visa explicar como a empresa individual decide qual será o preço de venda de um produto em particular,que montante de produção maximizará seus lucros e qual a combinação mais baixa possível de custos de mão-de-obra, matéria-prima, bens de capital, e outros insumos com vistas a obtenção de determinadoproduto.

3. DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

Conceito de demanda

A demanda de um produto é definida como o conjunto das diversas quantidades que os usuários estão dispostos a...
tracking img