Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ingrid Eleutério Pinheiro
Introdução a Enfermagem


Humanização da assistência de Enfermagem
É muito comum vermos ou até mesmo vivenciarmos em algum hospitalou em outros lugares que prestam assistência à saúde, um atendimento sem humanização. Mas afinal, o que é isso?
A humanização é um atendimento das necessidades biológicas,psicológicas, sociais e espirituais de um indivíduo, ou seja, cada um deve ser compreendido e aceito como um ser único e integral e, portanto, com necessidades e expectativas particulares.Ultimamente percebemos em muitos lugares um atendimento focado apenas na doença que este indivíduo possui... Isso nos traz a refletir que o paciente não é valorizado como um todo,ou seja, não importa sua etnia, suas crenças, suas necessidades e seus valores. O que importa é apenas a doença que deve ser curada.
Mas atualmente, felizmente isso está mudando.A tendência atual é de um atendimento humanizado e com isso, o paciente só tem a ganhar.
A enfermagem é a profissão que mais deve estar de olho para um atendimento humanizado! Atémesmo, porque é o profissional que mais está do lado do paciente durante sua enfermidade.
A prática dos profissionais de saúde, no âmbito hospitalar, vem desumanizando-se frente àatenção à doença, e não ao ser doente, à complexificação tecnológica crescente associada ao crescimento de custos. A ética requer a implementação de um processo reflexivo acerca dosprincípios, valores, direitos e deveres que regem a prática dos profissionais de saúde, inserindo-se, aí, a dimensão de um cuidado entendido como humanizado. Assim, o presente estudoteve por objetivo refletir acerca de considerações éticas que necessitam fundamentar as ações de humanização, destacando a importância da dimensão humana nas relações profissionais.
tracking img