Fundamentos da economia - adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Economia

Adam Smith: filósofo e economista, que teve como cenário para sua vida o atribulado século das luzes (iluminismo). Pai da economia moderna e considerado o mais importanteteórico do liberalismo econômico. Lança um livro em 1776 e será o primeiro autor a falar sobre a participação do governo na economia. Procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuaçãode indivíduos que por motivos de auto interesse promovia o crescimento econômico.

GOVERNO AGE PARA SOCIEDADE PARA ISSO TERÁ UM GASTO “D” E UMA RECEITA (TRIBUTO) “R”.R = impostos (dinheiro que entra) e D = gastos(dinheiro que sai)

- > 0 (Superávit)
D - R - = 0 (Equilíbrio)
- < 0 (Déficit)

Orçamentário
Público
Fiscal

*Déficit: Para AdamSmith o déficit deverá ser financiado. E isso pode ocorrer de duas formas:
- Emissão Monetária ou Monetização do Déficit (produção ou emissão de moeda)
Tende a elevar a inflação (concentra arenda, desvalorização do dinheiro) Gera o aumento do desemprego diminuição da compra.
- Endividamento Público: o governo pede dinheiro ao banco, que por sua vez empresta a certo valorde juros. O governo tapa o déficit existente, mas ficará devendo o empresto que tomou a empresa privada, que para de emprestar por causa do “risco” de não receber. Só haverá empréstimo com alta dejuros Gera dívida pública aumenta o risco aumenta o juros aumenta o desemprego.

OBS: Ambas as formas de financiar o déficit irãogerar o aumento do desemprego. Smith fala que o governo deverá fugir do déficit e obter um equilíbrio econômico, ou seja, gastar menos do que recebe. Para isso é fundamental ter um governo pequeno, que...
tracking img