FUNDAMENTOS DA ADMINSTRA O ESTRAT GICA

290 palavras 2 páginas
FUNDAMENTOS DA ADMINSTRAÇÃO ESTRATÉGICA – GAMBLE
CAPÍTULO 2 – LIDERANÇA E O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O processo de elaboração e execução consiste em 5 etapas: 1. Desenvolvimento de uma visão de futuro e foco da empresa; 2. Estabelecimento de objetivos mensuráveis; 3. Elaboração da estratégia; 4. Implementação e execução da estratégia escolhida; 5. Avaliação do desempenho e ações corretivas.
Considerações externas: quais são as características econômicas dominantes do setor (tamanho, crescimento, inovação, demanda, localização); que tipo de forças competitivas os integrantes do setor estão enfrentando (se proteger); quais forças estão impulsionando mudanças no setor (na lucratividade, demanda); quais posições de mercado os concorrentes do setor ocupam e quais manobras estratégicas farão; quais são os fatores-chave para o futuro sucesso competitivo; quais as oportunidades e ameaças externas da empresa. Considerações internas: como está funcionando a atual estratégia (melhor desempenho, menores ajustes); quais são as competências e os recursos valiosos, e quais são seus pontos fracos internos; os preços e custos da empresa são competitivos; a empresa é competitivamente mais forte ou mais fraca que seus principais concorrentes?
Quando fica evidente que o setor está sofrendo mudanças significativas, que deixará a visão obsoleta, está na hora de pontos de inflexão estratégicos (pivotagem) precisando tomar decisões difíceis acerca da direção da empresa, diminuindo os riscos de estagnação.
Plano estratégico: três primeiras etapas da adm est mapeando direção, metas estratégicas e financeiras, manobras competitivas e procedimentos adotados.

DESENVOLVIMENTO DE UMA VISÃO ESTRATÉGICA
Uma visão estratégica articulada comunica a missão aos stakeholders e canaliza esforços de colaboradores na mesma direção. Visões bem concebidas são específicas e não genéricas como “ser a melhor”, deve fornecer um ponto de referência para

Relacionados

  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas