Fundamentos contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 106 (26386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração



[pic]


CAMPUS TORRES









DISCIPLINAS:
Fundamentos de Contabilidade
Estrutura e Análise das demonstrações Contábeis

Professor: Lauro Matos













CAPÍTULO 01

CONTABILIDADE

CONCEITO - CAMPO DE APLICAÇÃO

Necessidade das pessoas físicas e/ou jurídicas manterem
controle em relação ao patrimônio que possuem visandofacilitar
a análise do mesmo e sua variação ao longo de um período.


1.1 CONCEITO

“É uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa.”
Osni Moura Ribeiro – Contabilidade Básica, Editora Saraiva.


“ É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos corridos no patrimônio dasentidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.”
Hilário Franco –Contabilidade Geral, Editora Atlas.

“ É a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administraçãoeconômica.”
Conceito oficial formulado no 1º congresso Nacional de Contabilistas em 1924 RJ.

1.2 - CAMPO DE APLICAÇÃO

O surgimento da contabilidade aconteceu em 1494, na Itália, quando Frei LUCCA PACIOLLI, inventou o método das partidas dobradas.

O Objeto da contabilidade é o patrimônio das entidade econômico-administrativas. Já o objetivo da contabilidade é permitir o estudo e ocontrole dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas.

O campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades com ou sem fins lucrativos, sejam elas regidas pelo direito privado( empresas privadas) ou pelo direito público(empresas públicas).Portanto, o mesmo abrange todas as entidades econômico-administrativas que são organizações que reúnemos seguinte elementos: pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrativa e fim determinado, também conhecida como azienda” que é o patrimônio sofrendo a ação administrativa do homem.

Quanto ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas pode ser classificadas em:

a) Entidades com fins econômicos: São as empresas comerciais e industriais que visam lucropara preservar e/ou aumentar o patrimônio;

b) Entidades com fins sócio-econômicos: São as conhecidas instituições que visam reverter seus lucros para seus associados, tais como: clubes sociais, associações de classe, etc.;

c) Entidades com fins sociais: São as chamadas instituições que tem como finalidade básica atender às necessidades da coletividade a que pertencem, tais como: a União,Estados e Municípios.

A empresa é constituída para praticar atos mercantis, financeiros, trabalhistas e fiscais e a principal finalidade da contabilidade é registrar estes atos e fornecer informações sobre o patrimônio de ordem econômica e financeira, que possam facilitar as tomadas de decisões por parte dos administradores, assim como também por parte daqueles que pretendem investirna empresa.

As informações de natureza econômica diz respeito, basicamente, as receitas e despesas, que geram lucros ou prejuízos, acarretando alteração no patrimônio da entidade. As informações de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.

Os registros devem estar baseados em documentação idônea - fiscal e contábil - passíveis dequantificação e que esteja, ainda, relacionado com a atividade da empresa.

A contabilidade sempre registra uma informação passada, portanto , o poder da informação sobre o que acontecerá no futuro, não se terá puramente através da escrituração.

Mas, então, a quem interessa uma informação passada?

Aos proprietários do capital para que os mesmos consigam visualizar o desempenho da...
tracking img