Fund economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1:
1. Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos osrecursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.
Um detalhe importante é que se não há escassez de recursos osprodutos não teriam valor monetário algum pois a curva de oferta seria ilimitada e por isso a demanda cruzaria com ela quando o preço fosse zero.

2. A Curva de Possibilidade de Produção mostra como oproduto potencial de uma economia pode ser repartido nos diferentes produtos e, assim, o trade-off entre produções distintas, ou seja, dada produção atual, o quanto a sociedade tem que abrir mão dedeterminado bem para poder produzir, e consequentemente consumir, mais do outro bem.

3. Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção deque dispõem em dado momento do tempo. Se ilustra como a escassez de recursos impõem um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas deprodução.

4. O fluxo circular de renda mostra o fluxo contínuo de bens (mercadorias e serviços) e fatores de produção, entre empresas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras edetentoras dos direitos de propriedade sobre as firmas) tendo em contrapartida um fluxo de pagamentos a bens (preço pago pelas mercadorias e serviços) e a fatores de produção (salários alugueis), entre estasmesmas unidades. A partir deste sistema, podemos avaliar o resultado da atividade econômica de um país sob três óticas: Ótica do produto e da despesa, que olham para a produção de bens finais naeconomia e a venda de tais bens, e ótica da renda, que foca sobre a remuneração dos fatores de produção.

5. - Bens de Consumo - Defini-se bens de consumo tudo aquilo que é produzido com a finalidade...
tracking img