Funcionamento de motores eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GERADORES ELÉTRICOS


Introdução




Geradores elétricos são dispositivos que convertem um tipo de energia qualquer em energia elétrica. Eles têm como função básica aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam sendo responsáveis por fornecer energia elétrica ao circuito.
A figura abaixo mostra o esquema de transformação de energia em um gerador.

No gerador, omovimento das cargas é o movimento real dos elétrons, do polo negativo para o polo positivo.

Possui dois terminais determinados polos:
• Polo negativo – Terminal com menor potencial.
• Polo positivo – Terminal com maior potencial.


Um gerador tem a função de receber as cargas que constituem a corrente elétrica em seu potencial mais baixo e entregá-las em seu potencialmais alto, fornecendo energia elétrica ao circuito.












Polos Magnéticos
  As extremidades, ou polos, de uma unidade magnética são denominados polos magnéticos. Há duas reações previsíveis entre polos magnéticos.
As unidades magnéticas não têm que se tocar para que uma força seja exercida entre elas. Elas só precisam estar suficientemente próximas para que suas forçasmagnéticas interajam, conforme mostra a Figura 3.
[pic]
Figura 1 - Atração e Repulsão dos Polos Magnéticos.
Os polos exercem forças de atração e repulsão entre si, sem efetivamente estar em contato. As forças de atração e repulsão se estendem além da superfície de cada partícula.

Ímãs
As forças de atração e repulsão entre as unidades magnéticas são muito pequenas. Porém, as unidadesmagnéticas podem ser posicionadas de tal forma que as forças entre elas podem se transformar em forças muito grandes. Uma força magnética externa agindo sobre uma barra de ferro, por exemplo, pode fazer com que todas as unidades magnéticas do ferro se alinhem na mesma direção. Todos os polos norte das unidades magnéticas apontando para uma direção e todos os polos sul das unidades magnéticas apontandopara outra direção. Quando as unidades magnéticas de uma barra de ferro estão alinhadas com seus polos apontando na mesma direção, a barra de ferro toda se comporta como uma unidade magnética única ou ímã.
O ímã possui um polo sul e um polo norte. Os polos opostos de dois ímãs se atraem e os polos iguais de dois ímãs se repelem. As grandes forças de atração e repulsão entre dois ímãs sãousadas pelo motor elétrico para produzir energia mecânica.
[pic]
Figura 2 - Unidades Magnéticas Alinhadas de Ponta a Ponta.
Quando as unidades magnéticas de uma barra de ferro estão alinhadas com seus polos apontando na mesma direção, elas formam uma unidade magnética única, denominadas ímã. Um ímã age como uma grande unidade magnética única.

Funcionamento do motor
Campos magnéticosLembre-se de que os ímãs e as unidades magnéticas não têm que estar em contato físico para se repelir ou se atrair. As forças magnéticas não estão limitadas ao ímã propriamente dito, estendendo-se além da superfície do ímã. Os ímãs só precisam estar suficientemente perto para que as forças magnéticas interajam.
O campo magnético é então definido pelo volume em torno de um ímã onde semanifesta a força magnética.

Produção de energia mecânica usando campos magnéticos
Produzimos energia mecânica aproveitando as forças de atração e repulsão que ocorrem ente os campos magnéticos. Por exemplo, a Figura 4 mostra uma barra magnética (Ímã A) com um eixo passando pelo seu centro. Movendo o polo norte de um segundo ímã (Ímã B) em direção ao polo norte do Ímã cria-se uma força derepulsão entre os dois ímãs. O polo norte do Ímã a se afasta do polo norte do Ímã B, fazendo com que o Ímã A, e o eixo sobre o qual ele está colocado, girem. O movimento de rotação do eixo é a energia mecânica produzida pela interação das forças magnéticas.
[pic]
Figura 3 - Campos Magnéticos de uma Barra e Ímãs em forma de Ferradura.
Os ímãs de diferentes formas produzem em campos...
tracking img