Funcho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CBS-
POTENCIALIDADE CITOTÓXICA E GENOTÓXICA DO EXTRATO AQUOSO DE FUNCHO (FOENICULUM VULGARE) NO CICLO CELULAR DE ALLIUM CEPA

Henrique Moura PARREIRA (IC – henriqueparreira@msn.com)1; José JonasPEREIRA (IC)1; Eudson Haroldo de Oliveira COSTA (IC)1; Aline Angélica Batista RODRIGUES (IC)1; Juscélio Clemente de ABREU (PQ)².
1. Acadêmicos do curso de Medicina;
2. Docente e Pesquisador.
CentroUniversitário de Caratinga - UNEC - 35300-047 - Caratinga-MG.
Palavras-Chave: Foeniculum vulgare, Citotóxico, Genotóxico.

INTRODUÇÃO: O Foeniculum vulgare,  popularmente conhecido como funchoou erva-doce, é uma das 71 plantas que foram determinadas em 2009 pelo Ministério da Saúde do Brasil como medicamento fitoterápico para o uso anti-séptico. A literatura, ainda é controvérsia em relação aoseu efeito tóxico [1], e é uma planta muito usada na região de Caratinga-MG. Por isso, este estudo procurou verificar a potencialidade genotoxicidade e citotoxicidade do extrato aquoso de Foeniculumvulgare  sobre o teste vegetal Allium cepa.
MATERIAL, MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO: Oito unidades experimentais de A. cepa recém enraizadas foram colocadas por 24 horas em água destilada (grupocontrole) e em extrato aquoso de funcho (grupo tratado), preparado de forma comumente utilizada pela população, 20 gramas da folha frescas para um litro de água fervida [2]. Após este período as raízesforam coletadas e fixadas para análise citogenética clássica. Foram analisadas 2000 células meristemáticas por tratamento e determinados os índices mitóticos, de prófases, de metáfases, de anáfases ede telófases. Todas as células meristemáticas de todas as lâminas por tratamento foram analisadas para a verificação de aberrações cromossômicas. Os resultados foram submetidos à análise estatísticapelo teste t-student (p < 0,05).

TABELA 1. Valores médios dos índices mitóticos (IMT), de prófases (IP), de metáfases (IM), de anáfases (IA) e os de telófases (IT) dos Grupos Controle e Tratado (n...
tracking img