funcao exponencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA “CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE”

Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Eletrônica






FUNÇÃO EXPONENCIAL















SÃO PAULO
2015

Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Eletrônica



Lucas de Oliveira Queiroz RA:
Marcelo Carvalho RA:
Marco Aurelio RA:
Renan Motollo RA:
Renan Carvalho RA:

FUNÇÃO EXPONENCIAL




Trabalho de Graduação Interdisciplinar(TGI), apresentado à Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade, como exigência parcial para obtenção dos certificados de Engenharia Eletrônica do curso superior de Engenharia Eletrônica sob orientação do Prof.




SÃO PAULO
2015
























Dedicamos este trabalho a nossa família, aos companheiros de turma e ao corpo docente da instituição.



Sumário
RESUMO 5
INTRODUÇÃO 6HISTÓRIA 7
OBJETIVO 8
ESTUDO DO OBJETO MATEMÁTICO 9
Função exponencial 9
APLICATIVO 10
FÓRMULAS 13
APLICAÇÃO DO OBJETO MATEMÁTICO 15



LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Função Crescente
Figura 2 – Função Decrescente
Figura 3 – Propriedades
Figura 4 – Gráficos Exponenciais
Figura 5 – Gráficos com Valores

RESUMO





























INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos e os avanços da tecnologia criamosnovos meios para desenvolvermos cálculos básicos, em nosso trabalho iremos estudar o caso da função exponencial.
Na área da engenharia o uso da função exponencial é essencial para o desenvolvimento de praticamente todos os cálculos, derivadas e integrais estão presentes em todos os tipos de projetos, melhorias em sistemas, desenvolvimento de softwares o que engloba essa parte mais sofisticada daárea. Porém o uso da função exponencial também está presente em cálculos mais simples como o uso de uma simplificação de base 10 ou o cálculo de uma área. Mais especificamente na área elétrica e eletrônica é muito utilizado também valores em base 10, para apontarmos com maior facilidade números extremamente pequenos ou enormes.
Em geral este trabalho visa apontar os avanços que a função exponencialteve ao longo do tempo, proporcionar o entendimento do conceito de função exponencial e sua utilização na área da engenharia.

HISTÓRIA
A ideia de se escrever x.x=x² parece bem óbvia, porém nem sempre foi assim, a primeira pessoa a utilizar esta notação foi o matemático francês René Descartes, no ano de 1637. Porém existem registros que da utilização de potências em aproximadamente 1000 a.c., nastabelas babilônicas. O bispo francês Nicole Oresme deixou manuscritos com notações utilizando potências com expoentes, esses e outros matemáticos tiveram grande contribuição para a notação de potência utilizada hoje e desenvolvida por Descartes.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é evidenciar como a função exponencial está presente em nosso cotidiano, seu uso está entre as aplicações maissimples e também em situação complexas, através do aplicativo “Formulae” iremos demonstrar como a tecnologia avançou para nos ajudar a entender essa primordial função matemática e através de nossas considerações transmitir o conhecimento adquirido com a pesquisa para o nosso meio de trabalho e para nossa vida.

ESTUDO DO OBJETO MATEMÁTICO

Função exponencial

APLICATIVO
Com o avanço da tecnologia acada dia, hoje é possível encontrarmos diversas ferramentas para nos auxiliar a resolver todos os tipos de problemas matemáticos. Com a função exponencial não é diferente e em uma rápida busca no “App Store” conseguimos encontrar dezenas de aplicativos para soluções da equação exponencial, uma grande maioria onde você apenas indica os valores desejáveis e o aplicativo já te envia a resposta. Porémentre esses aplicativos encontramos um mais curioso, o “Formulae” que ao contrario da maioria não faz o calculo e te entrega o resultado pronto, ele te ensina como fazer o calculo. Este aplicativo é um apanhado não apenas de propriedades da função exponencial mas também de diversos outros tipos de cálculos (derivadas, integrais, trigonometria, etc).
Esta disponível em duas versões, gratuita e...