Fumos metalicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
exposição a Fumos Metálicos na Soldagem TIG
ÁREA: Engenharia Aplicada e Gestão: novos rumos para a concepção e desenvolvimento de soluções na indústria.

Jancler Adriano Pereira Nicácio Petróleo Brasileiro S.A – Refinaria Gabriel Passos – REGAP Inspeção de Equipamentos e Instalações jancler@petrobras.com.br (31) 3529-4583 Rodovia Fernão Dias BR-381 Km 427 Bairro Pintados Betim-MG CEP:32.510-000

Resumo Este trabalho possui o objetivo de determinar a exposição ocupacional de soldadores do processo TIG (Tungsten Inert Gas), a fumos metálicos oriundos do processo de soldagem, usando como critério a ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists). Este estudo de caso foi realizado em uma empresa prestadora de serviços de engenharia e consultoria ltda, na obra deconstrução e montagem de tubulações industriais em uma refinaria de petróleo, em Minas Gerais. Os fumos metálicos são classificados como riscos químicos; os riscos químicos são os riscos causados pelas substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho, na condição de matéria-prima, produto intermediário, produto final ou como material auxiliar. Os dados foram coletados por meio de avaliação decampo da exposição ocupacional a fumos metálicos. Como resultado da análise, o grupo homogêneo de exposição analisado está exposto a um potencial de risco moderado. A exposição se encontra sob controle técnico e acima do nível de ação, porém abaixo do limite de tolerância. A ação tomada pela empresa foi a implantação de um plano de monitoramento de fumos metálicos no processo de soldagem TIG (TungstenInert Gas) com medições de campo periódicas e exames clínicos e laboratoriais dos soldadores. Palavras-chave: Soldagem, Fumos Metálicos, TIG, ACGIH.

2

1. INTRODUÇÃO
A execução da atividade de soldagem exige por parte do empregador e empregado o cumprimento de normas e procedimentos relativos à segurança industrial e a higiene ocupacional. Diversos problemas são oriundos devido ao nãocumprimento de normas de segurança. A monitoração e posterior mensuração dos níveis ocupacionais de exposição no local de trabalho é geralmente a metodologia mais usual de verificação. Segundo o anuário estatístico da previdência social – AEPS (2007) tem-se que o total de registro de acidente do trabalho em 2007 no que diz respeito ao sistema respiratório, inclui-se aí os danos causados pela exposiçãoa fumos, gases e vapores de soldagem 1.189 registros com a comunicação de acidente de trabalho (CAT) emitida. O processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) é um processo de soldagem atípico, pois geralmente não produz resíduos de soldagem de grande volume, como gases, poeiras, fumos metálicos amplamente visíveis como os produzidos nos processos de soldagem mais convencionais como o processo desoldagem oxi-acetilênica, ou eletrodo revestido que também são muito usados em industriais. Quais os níveis ocupacionais de exposição dos soldadores que utilizam o processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) a fumos metálicos durante a execução da soldagem TIG em refinarias de petróleo?

2. DESENVOLVIMENTO 2.1. CONCEITO DE SOLDAGEM
“Denomina-se soldagem ao processo de união entre duas partesmetálicas, usando uma fonte de calor, com ou sem aplicação de pressão. A solda é o resultado desse processo.” (WAINER; BRANDI; MELLO; 1992). “Operação que visa obter a união de duas ou mais peças, assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas.” (MARQUES; MODENESI; 2006). Na soldagem por fusão temos a participação do metal de adição (metal a serinserido), do metal base (material a ser soldado), aplicação de calor localizado na junta soldada, originando a solda, conforme a figura 1 abaixo.

Figura 1. Soldagem por fusão. FONTE: (MARQUES; MODENESI, 2006)

3

A soldagem por fusão é realizada pela aplicação de energia concentrada em uma parte da junta de forma a conseguir a sua fusão localizada, de preferência afetando termicamente ao...
tracking img