fumdamentos3

458 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO

O estudo sobre As principais tendências do mercado de trabalho brasileiro na contemporaneidade para o Serviço Social foi motivado pelo interesse de conhecer os principais espaços de atuação do/da Assistente Social. O objetivo é conhecer os espaços de atuação do profissional na contemporaneidade e os desafios impostos para a intervenção.
Realizou-se pesquisa bibliográfica e a partir desta construímos as etapas do estudo em questão que esta estruturado em dois eixos principais divididos pedagogicamente em subitens somente para efeito de melhor visibilidade do assunto.
O estudo é relevante porque permite o conhecimento dos aspectos de atuação e intervenção profissional e ainda mostra de forma mais detalhada o espaço do terceiro setor, que se apresenta como novo espaço, mas com velhas estruturas e enfoques tornando-se um desafio ao Assistente Social na contemporaneidade.

AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO NA CONTEMPORENEIDADE PARA O SERVIÇO SOCIAL

De acordo com Carmo e Rodrigues (2011), as mudanças ocorridas no mundo do trabalho a partir de 1990, principalmente na esfera pública com as crescentes privatizações dos espaços públicos implicam diretamente num esvaziamento das funções do Estado, exigindo cada vez mais profundamente a capacitação do profissional em Serviço Social. A nova postura leva os profissionais na comtemporaneidade romper com a visão de um serviço social preso em seus próprios muros, alargando os horizontes, e perceber o movimento presente na sociedade, requalificar o fazer profissional e identificar as possíveis alternativas de ação para responder aos desafios que a contemporaneidade nos apresenta
A modernidade exige dos profissionais a necessidade da postura investigativa, uma postura inquietadora que leve ao desejo e às condições de uma intervenção de forma reflexiva e crítica no enfrentamento das manifestações das questões sociais. Para isso, é necessário a

Relacionados