Ftp - telnet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório de Antenas
ANTENA YAGI-UDA PARA TV DIGITAL






Docente: Robledo Carazzai
Londrina
2012



Sumário

Introdução..................................................................................... 3

Tv digital.................................................................................. 4

Procedimento.............................................................................. 5

Materiais utilizados................................................................ 5

Procedimento de Montagem da antena................................ 5

Resultados e análises de dados................................................... 7

Conclusão....................................................................................... 8Introdução
As antenas constituem a parte essencial de todo sistema de comunicação uma vez que são responsáveis por receber e transmitir ondas eletromagnéticas. Além disso, servem para otimizar ou acentuar a radiação de energia nas direções de interesse. Por esta razão, elas adquirem diferentes formas: lineares, de abertura, impressas, refletoras, dentre outras.
 
A utilização deantenas, para transmissão de sinais de rádio, foi iniciada por Heinrich Hertz, no final do século dezenove, quando ele procurava provar a existência das ondas eletromagnéticas preditas teoricamente por Maxwell. No âmbito de sua experiência, Hertz provou que uma antena emite energia eletromagnética para o espaço sempre que excitada por uma corrente elétrica variável no tempo. A circulação desta correntena antena produz campos que escapam do condutor, propagando a onda eletromagnética.

Com o expressivo avanço das telecomunicações, o conhecimento em antenas, torna-se imprescindível para pesquisadores e profissionais da área. Os sistemas de telecomunicações, normalmente, utilizam uma associação de duas ou mais antenas, colocadas próximas entre si, para obter maior diretividade e/ou coberturaespecífica. Essa associação recebe o nome de conjunto de antenas, redes de antenas ou ainda, sistemas de antenas. O conjunto de antenas lineares, constituído de dipolos, onde apenas um é excitado e os demais são elementos parasitas, é chamado de antena Yagi-Uda. Uma das antenas mais utilizadas em sistemas de telecomunicações. Este tipo de antena foi primeiramente descrita e analisada em um artigo doprofessor japonês S. Uda, em março de 1926. Entretanto, estas antenas só se tornaram mundialmente conhecidas depois da publicação, em 1928, de um artigo em inglês assinado por H. Yagi, colega do professor Uda.

A sua estrutura é composta por dipolos, sendo um elemento excitador, um elemento refletor e os demais elementos parasitas ou diretores, conforme pode ser observado na figura 1. Esteselementos destinam, respectivamente, a excitar a onda eletromagnética, refleti-la na máxima radiação desejada e dirigi-la também nesta direção preferencial.

INCLUDEPICTURE "http://www.teleco.com.br/imagens/tutoriais/tutorialyagiuda_figura1.gif" \* MERGEFORMATINET
Figura SEQ Figura \* ARABIC 1: Configuração atena Yagi - Uda





1.1 TV digital
A tecnologia da TV Digital é semelhante a docomputador, transforma cada elemento da imagem e do som em um código binário (composto de 1 e 0), que é transmitido pelo ar na freqüência UHF ( Ultra High frequency ), isto é freqüência alta. Portanto a recepção da transmissão digital deve ser feita com aparelhos de TV Digitais ou com televisores equipados com conversor digital.
Em 1999, a HYPERLINK "http://www.anatel.gov.br" \t "_blank" Anatel(Agência Nacional de Telecomunicações) deu início ao processo de avaliação técnica e econômica para a tomada de decisão quanto ao padrão de transmissão digital a ser aplicado no Brasil.
Após estudos conduzidos juntamente com universidades e emissoras de televisão, o sistema escolhido foi o ISDB-TB, desenvolvido com base no sistema japonês Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial...
tracking img