Frutos e caule

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia |
|
|
|
|
|
|
|

Escola: Reis magos
Aluna: Jéssica Raianne Sobreira 2 MED C
Disciplina: Biologia
Professor: Gilmar reis
Trabalho de Biologia

1.Conceitue Pseudofruto de exemplos.
Alimentos vegetais suculentos que chamamosde fruto, mas que na verdade não o são, biologicamentefalando, já que não são oriundos do ovário. Ele são classificados na biologia como pseudofrutos. O caju, a maca e a pêra são alguns exemplos.


2.O que é fruto e quais são suas partes?
Fruto é um termo botânico que se refere ao ovário da flor que se desenvolve
em volta da semente.
O fruto é composto de três camadas que, em conjunto, formam o pericarpo:
Pericarpo* epicarpo - exterior
* mesocarpo - intermediário
* endocarpo - interior
3.Descreva estômatos. Qual sua função?
Estômatos são estruturas celulares que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. São estruturas constituídas por um conjunto de células localizadas na epiderme dos traqueófitos, especialmente sobre a epiderme inferior das folhas, com afunção de estabelecer comunicação do meio interno com a atmosfera, constituindo-se em um canal para a troca de gases e a transpiração do vegetal.
4.O que são lenticelas? Para que servem?
Lenticelas são órgãos de arejamento encontrados nos caules. Pequenos pontos de ruptura no tecido suberoso, que aparecem como orifícios na superfície do caule e fazem contato entre o meio ambiente e as células doparênquima. Há um consenso de que as lenticelas auxiliam nas trocas gasosas, uma função que a periderme não poderia realizar pelo acúmulo de suberina.
5.Quais as diferenças entre colênquima e esclerênquima? Para que servem?
Colênquima: tecido formado por células vivas, clorofiladas, possuem parede de celulose. Função: Sustentação e flexibilidade. É encontrado nas partes herbáceas do vegetal, logoabaixo da epiderme.
Esclerênquima: tecido formado por células mortas com reforço de lignina (dá rigidez e é impermeabilizante). Esse tecido é comparado aos ossos dos animais. É encontrado nas partes lenhosas do vegetal, logo abaixo do colênquima e ao redor de feixes condutores.
6.Quais as diferenças entre xilema e floema?
O xilema, ou lenho, é responsável pela condução de água e sais minerais -seiva bruta - das raízes até o ápice da planta. É constituído por células mortas impregnadas por lignina e reforçadas com celulose.

Há dois tipos de vasos lenhosos: traqueídes (ou vasos fechados): sem lignina em algumas regiões, denominadas pontuações; e elementos de vasos (vasos abertos), onde a parede celular é ausente em alguns pontos, permitindo a passagem de água com maior facilidade.
Ofloema, ou líber, é responsável pela condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta. Esta é produzida graças à água e sais minerais que o xilema transportou até as folhas, que são usados na fotossíntese, produzindo os compostos orgânicos que a constituem.

Os elementos de tubos crivados - células vivas, anucleadas e alongadas - são os constituintes fundamentais deste tecido.Suas paredes possuem vários poros (crivos). Cada um destes é atravessado por um plasmodesma: uma ponte citoplasmática que se comunica com o citoplasma e células vizinhas.
7.Qual a função do cambio e do felogênio na raiz?
O câmbio e o felogênio são conhecidos como meristemas laterais, devido à posição que ocupam (paralela aos lados do caule e raiz). O câmbio produz os tecidos vascularessecundários (xilema, floema, raios. O felogênio origina a periderme, um tecido secundário que substitui a epiderme em muitas dicotiledôneas e gimnospermas lenhosas, além de produzir o súber
8.Cite e caracterize dois tipos de caule.
Caules aéreos (troncos)
Caule cilíndrico e ramificado, característico das arvores grandes, enconta-se em muitas dicotiledoneas, no tronco os nós e entrenós não são muito...
tracking img