Friboi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões sobre “A Incrível Aventura Global do Friboi”

1. Explique o estilo de gestão batizado de Frog ou “From Goiás”.

A família Batista proprietária do grupo JBS adotou o estilo Frog ou “From Goiás” que tem como uma das características o simples modo de se vestir no escritório, no qual os executivos recém-contratados compram calça jeans para usarem no trabalho. Além disso, outracaracterística principal é que no momento de contratar os novos executivos, um dos irmãos controladores da JBS Joesley, emprega o que ele aprendeu sozinho estabelecendo na prática o método do “cérebro bom” que é aquele indivíduo contratado capaz de aprender de forma rápida com eficiência e não tem receio de realizar coisas novas. Por outro lado, quem possui “cérebro ruim” é dispensado, mesmo que tenhaconhecimento de alto índice ou mais experiência do que os outros executivos contratados.

2. Descreva as características de cada um dos irmãos empreendedores e respectivas responsabilidades no grupo.

Os três irmãos empreendedores da família Batista apresentam diferentes características e responsabilidades no Grupo JBS como:
José Batista Júnior, que tem 47 anos faz parte do conselho deadministração, atuando como negociador, permanecendo no grupo de 1994 a 2006. É o mais extrovertido dos três irmãos, deixou a JBS para seguir a carreira política, com o objetivo de ser governador de Goiás e para que isso o aconteça está articulando sua candidatura para 2010.
Joesley Batista, de 36 anos é o presidente da JBS. Não tem o ensino médio completo, mas é considerado o financista do grupo, peloqual orienta as operações de Brasil, Argentina e Itália. Sendo o mais novo dos irmãos, ele gosta de ser o líder da empresa.
No ano de 2006, no momento em que o Friboi publicou seus primeiros títulos de dívida, Joesley era o único dos irmãos que sabia falar alguma palavra em inglês. Em 2007, foi a pessoa que teve responsabilidade de realizar a primeira abertura do capital do Friboi.
WesleyBatista, que possui 37 anos é o presidente da empresa nos Estados Unidos. Em 2007 foi o escolhido para ir com a família ao Colorado comandar a Subsidiária americana, após a aquisição da empobrecida Swift.
No primeiro evento que a empresa obteve para apresentar-se aos produtores locais, Wesley utilizou um tradutor, pois ele não sabia falar em inglês e quando ele tentava falar alguma palavra, osboiadeiros não conseguiam entender, porém com todas essas dificuldades de comunicação, criou uma excelente imagem para os empresários do Colorado. Em 2009, na ultima vez que realizou o discurso ao mesmo grupo, Wesley usou um intérprete somente para tirar poucas dúvidas, onde o pessoal entendeu tudo o que ele estava dizendo.
Wesley faz visitas todos os dias à linha de produção. Quando a JBS estavaem Greeley, ele entrou na fábrica, pegou o facão e começou a ensinar os funcionários a retalhar a boiada do jeito correto. Feito isso, dedicou-se apenas naquele que era seu principal objetivo quando chegou ao Colorado que foi fazer a Swift dar dinheiro e como resultado disso, hoje a sua unidade tem mais de 70% das receitas da JBS.

3. Explique de que forma o grupo se internacionalizou.O grupo da JBS se internacionalizou quando, de fato, o Wesley Batista foi mandado para o Colorado com a finalidade de comandar a decadente Swift. Dois anos depois, a empresa expandiu-se para Greeley, aonde lá a cultura Frog era ao contrário do modelo de administração americano que empregava diversas regras, hierarquias e modelos. Além do mais, os Batistas também se internacionalizaram no instanteem que fizeram inúmeras aquisições com a compra da Pilgrim’s, Smithfield, Bertin, entre outras compras, iniciando as operações em enorme capacidade.

4. Relate as dificuldades enfrentadas na internacionalização do grupo e que estratégias foram utilizadas para superá-las.

Em Greeley, Wesley fez algumas transformações iniciais, conseguindo ensinar aos funcionários a trabalharem de maneira...
tracking img