Frescobol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo
Curso: Educação Física Licenciatura
Disciplina: Jogos de Rebatidas
Professor(a): Marcelo Lacerda Portugal


Alunos do 5º período:
- 202526, André Luis Alves
-202587 Christian Gésney Marim Oliveira
-20255 Davi Marinho Bispo
-202403 Leonardo Malavolti Monteiro
- 202553, NattanNascimento da Silva
- 202517, Pablo da Silva Santos
- 202511, Saulo Barboza Borges
-202604 Thiago Rezende Barreto da Silva




















FRESCOBOL












































Cachoeiro de Itapemirim – ES
Outubro/2012
INTRODUÇÃO


O Frescobol foi inventado no Brasilentre 1945 e 1946, no bairro de Copacabana, cidade do Rio de Janeiro, após o término da II Guerra Mundial. Seu idealizador, Lian Pontes de Carvalho. Na década de 1950, o arquiteto Caio Rubens Romero Lyra, morador de Copacabana, praticante de tênis nas areias, teve a idéia de fazer as raquetes de madeira, pois as raquetes estragavam com freqüência, por causa da maresia. Somente décadas depois onome "frescobol" foi criado. Décadas de 1960 e 1970: Intensa repressão policial e campanhas negativas por parte da imprensa no RJ, o que segundo Moura (1987), mais contribuiu para a sua popularização. 1971: Resolução da Secretaria de Segurança Pública de nº 0451, que regulamentou todas as atividades esportivas nas praias do Rio, inclusive o frescobol, afastando-o da beira d’água até às 14:00 horas(Gerheim, 1992).
Durante a década de 80 foram realizadas muitas competições isoladas em vários estados do Brasil. em 1994, foi realizado o I Circuito Brasileiro de Frescobol que percorreu nove estados brasileiros, possibilitando assim um grande intercâmbio entre os jogadores de vários estados. Em abril de 2003, realizou-se o I Congresso de Frescobol, em Vitória-ES, contando com aparticipação da Federação Baiana de Frescobol – FEBAFRE, da Federação do Rio de Janeiro – FEFERJ, da Federação Espírito-santense de Frescobol - FESFRE e da extinta Associação Brasileira de Árbitros e Atletas de Frescobol – ABRAAF (do Estado de São Paulo). Neste congresso, foi constituído um novo regulamento para o Frescobol. A partir de então, as federações buscam a fundação da Confederação Brasileira deFrescobol a fim de registrar este novo esporte no Ministério dos Esportes, Comitê Olímpico e Para-Olímpico Brasileiro. Desta forma, o Frescobol tem se difundido por todo o mundo. O nome FRESCOBOL foi criado, pois o termo “FRESCOR DO FINAL DE TARDE” era utilizado por senhoras que freqüentavam a praia à tarde. Os “gringos” que não suportaram jogar no auge do calor do RJ misturaram os termos “FRESCO” +“BALL” e os cariocas denominaram o esporte de FRESCOBOL.










































REGRAS
Apesar de ter sido considerado por muito tempo como uma simples diversão de praia, muitos campeonatos foram realizados pelo país, cada um com seus próprios critérios[4]. Em 2003, durante o I Congresso de Frescobol, foram ditadas as novasregras do jogo, criando assim um regulamento oficial no Brasil.


EQUIPES DE ATLETAS
A apresentação de uma partida de Frescobol pode ser feita de duas formas (sempre com atletas da mesma equipe): Dupla: Jogada por dois atletas; Trio ou Trinca: Jogada por três atletas, sendo dois de um lado e um de pivô.


ESTILOS
Livre: Os jogadores mantêm a bola no ar pelo maior tempopossível.
Veloz: É vencedora a equipe que, durante um minuto, executar o maior número de toques na bola. É jogado contra o relógio.
Radical: Os jogadores mantêm a bola no ar pelo maior tempo possível. Devem também realizar a maior quantidade possível de ataques por cada atleta, sendo estes: potentes, precisos e em ambos os lados
Especialista: Os jogadores mantêm a bola...
tracking img