Freitas Carlos Machado UmEquilibrio Delicado fichamento

1070 palavras 5 páginas
FREITAS, Carlos Machado de. Um equilíbrio delicado: crise ambiental e a saúde no planeta. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
Carlos Machado Freitas nasceu no Rio de Janeiro, possui graduação em historia pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em saúde pública, pela Fundação Oswaldo Cruz (1996). Atualmente é pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em problemas ambientais e de saúde atuando principalmente nos seguintes temas: saúde ambiental, saúde do trabalhador, indicadores de sustentabilidade ambiental em saúde, enfoques ecossistemáticos em saúde. No seu livro um equilíbrio delicado mostra as diversas mudanças ocorridas na vida da população, seu lado positivo e negativo, com o surgimento da agricultura possibilitou o fornecimento de alimentos, mas troce consigo impactos ao ecossistema e a desigualdade da sociedade como a pobreza e a fome. A pecuária e a agricultura precisaram de novos ambientes para introduzir plantas e animais que levaram necessidade de desmata e queimar, onde acaba poluindo o ar, tendo como outra maneira de poluição os combustíveis fósseis e o lixo que é queimado e também jogados em rios contaminado o ar, a água e o solo além de afetar a saúde das pessoas.
I Ambiente e saúde: uma visão histórica
“Nossa história, que trata da saúde do homo sapiens, ou, para ser mais simples, dos seres humanos, tem início nesse momento. E ai que começa a primeira grande mudança, quando, pela primeira vez, os seres humanos passam a depender não só dos sistemas de suporte á vida, ou seja, do que os sistemas de suporte a vida oferecem pela coleta, caça e pesca de alimentos e torno de si, para extrair benefícios de modo mais sistemático” [p.16].
● De acordo com Freitas o

Relacionados