JoJohn Dewey

1390 palavras 6 páginas
1. Descreva as críticas que o autor faz a sociedade que lhe é contemporânea. John Dewey procura uma forma de melhorar a sociedade através da educação, ou seja, a escola deve adaptar-se a sociedade, e está sociedade é que deve servir de modelo para a nova educação proposta. O autor criticava o antagonismo entre estes dois pontos, ele também crítica a oposição entre lógico e o psicológico. Criticou severamente o dualismo. A escola, Dewey criticou que se detém nos aspectos formais, que o valor se detém nos aspectos formais, que o valor não está na atividade em si mais em sua consequência, também criticou o apego de símbolos, que deveria propor modos que a criança desenvolva o pensamento e não apenas decorar.
Apesar de suas críticas Dewey construiu uma vertente do Escolanovismo, sendo que sua Escola Progressiva atuava a partir das mesmas bases que a Escola Nova.
Abaixo segue algumas citações retiradas do texto Democracia e Educação com as críticas do autor.
Existem em um mundo à parte, não assimilado aos modos ordinários de reflexão e realização. O perigo permanente, portanto, é o cabedal da instrução formal se torne exclusivamente a matéria do ensino nas escolas, isolado das coisas de nossa experiência, na sua vida prática. Podem, assim, perder-se de vista os interesses permanentes da sociedade.
... conservar conveniente equilíbrio entre os métodos de educação não formais e formais, e entre os casuais e os internacionais. (DEWEY, pág. 9)

Na citação acima o autor diz que os interesses da escola se assimilam exclusivamente aos aspectos de ensino formal, deixando de lado as experiências informais aprendidas na prática, assim como consequência perder os principais interesses da sociedade.

A atividade humana modifica-se da análoga maneira. Uma criança que se queimou teme o fogo; se um pai prepara as coisas de modo que a criança se queimasse cada vez que tocasse em determinado brinquedo, essa criança aprenderia a evitar esse brinquedo tão automaticamente como

Relacionados