Freios e contrapesos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de freios e contrapesos.
“Teoria dos Três Poderes”









Prof: Felipe Mamede







Contagem

20/04/2013TEORIA DE MONTESQUIEU.





Um dos objetivos que regiam vários filósofos, teóricos e pensadores desde a antiguidade, sempre foi o de encontrar uma forma, um modelo de estado onde opoder não se centralizasse somente nas mãos de uma pessoa ou de um pequeno grupo e/ou instituição.
Queriam um governo que não favorecesse tiranias, absolutismos e nem a desigualdade, procuravamuma maneira de obter igualdade de direitos entre todos e um Estado justo e democrático. Um dos pensadores que deu partida a teoria foi Platão e Aristóteles e no século XVI John Locke.

No séculoXVII o Iluminista Charles-Louis de Secondat, vulgo Montesquieu que foi o responsável pela revelação ao mundo dos contornos da separação dos poderes. Uma teoria desenvolvida e apresentada em seu livro“O Espírito das Leis” (1748), foi uma obra em que nenhuma outra detalhou tanto a estruturação de um estado governado sobre três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).



“Quando, namesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o Poder Legislativo é reunido ao Executivo, não há liberdade. Porque pode temer-se que o mesmo monarca ou mesmo o Senado faça leis tirânicas paraexecutá-las tiranicamente.
Também não haverá liberdade se o poder de julgar não estiver separado do Legislativo e do Executivo. Se estivesse junto com o Legislativo, o poder sobre a vida e aliberdade dos cidadãos seria arbitrário: pois o juiz seria o legislador. Se estivesse junto com o Executivo, o Juiz poderia ter a força de um operador. Estaria tudo perdido se um mesmo homem, ou um mesmocorpo de principais, ou nobres, ou do povo, exercesse estes três poderes: O de fazer as leis; o de executar as resoluções públicas; e o de julgar os crimes ou as demandas dos particulares”...
tracking img