Franquias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHIQUINHO SORVETES


Negócio:

A Chiquinho Sorvetes é uma empresa de produtos alimentícios, no ramo de sorveteria.

Perfil do Franqueador:

Atualmente o franqueador é Isaías, filho do fundador da empresa, sua administração era familiar e no ano de 2010 resolveu expandir a marca e padronizá-la. Isaías não tem profissionalização em nenhuma área, mas mostra-se muito determinado e com temperfil empreendedor no sangue.

Histórico da Empresa:

O Chiquinho Sorvetes começou na cidade mineira de Frutal, teve início na década de 80, com o senhor Francisco Olimpio Oliveira, conhecido na cidade como “Chiquinho”. Foi quem teve a idéia de abrir uma sorveteria tradicional na cidade com o nome de Chiquinho Sorvetes. Com ajuda de um de seus filhos, Isaías, começou o negócio. A princípioIsaías era totalmente contra ao nome escolhido pelo pai para a sorveteria, pois em sua opinião, deveria ser relacionado com doce ou sorvete.
Com o passar do tempo a sorveteria foi obtendo resultado positivo, e o filho de Chiquinho acabou casando e mudou-se para o interior de São Paulo, mais precisamente Guaíra, uma pequena cidade a 20 km de Barretos, que possui cerca de 40 mil habitantes, ondecontinuou o investimento no ramo de sorvetes, no centro da cidade.
Inicialmente, era uma sorveteria convencional, e com o passar do tempo Isaias decidiu inovar, observou que havia uma carência desse tipo de produto a ser servido na cidade, um bom sorvete soft, então comprou sua primeira máquina de sorvete (soft), foi fabricando o sorvete tipo italiano que ele começou a criar receitas diferentes,obtendo sucesso em sua criação e atraindo diversos clientes da cidade.
Isaías começou dividir o sucesso com seus familiares, abrindo oportunidades e emprestando o nome da sorveteria aos seus parentes. Essa união acabou dando certo, pois aumentou ainda mais o número de lojas e conseqüentemente ampliou sua rede. Desde então a rede Chiquinho Sorvetes esta aumentando suas unidades, e com a ajuda de seusfamiliares, que viram na sorveteria uma grande oportunidade de negócio e acreditaram em seu potencial, possibilitou que no ano de 2010 ela se tornasse uma franqueadora.

Principal Executivo:

Hoje quem administra é o filho do “Chiquinho”, Isaías, onde abriu a marca para franqueados não familiares, e é o responsável pela franquia.

Unidades (números de franquias):

Atualmente, sãoaproximadamente 100 lojas, sendo que 5 estão instaladas no estado de Minas Gerais, 2 em Goiás e as outras 93 lojas estão distribuídas pelo estado de São Paulo. Destacando que na cidade de Presidente Prudente possui 3 pontos de venda. Dentre todas estas lojas, 08 são franqueadas para não familiares, e este número vem aumentando consideravelmente, após a autorização para franquear.



Expansão a CurtoPrazo:

Começaram a expandir a marca para diversos pontos localizados entre cidades de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Até 2009 a rede era aberta somente para pessoas que faziam parte da família, devido ao grande crescimento no mercado, em 2010 decidiram abrir franquias para qualquer pessoa que esteja interessada, não sendo mais necessário que tenha algum vinculo familiar entre o franqueado –franqueador.

Área da unidade:

As unidades investigadas são localizadas na cidade de Presidente Prudente, onde encontram-se 3 das diversas lojas que a rede Chiquinho Sorvetes tem, e o empresário responsável é o Sr. Marcos Madaleno, que é cunhado de Isaías, o diretor da organização. Seu relacionamento com o dono da marca é direto, por ser da família, facilita a interação com o franqueador,porém comparece normalmente em todas as reuniões da franquia.

Funcionários:

O Chiquinho Sorvetes conta atualmente em torno de 500 empregados no total, sendo que 15 desses funcionários se encontram nas lojas em Presidente Prudente, são em média 5 funcionários por loja. Os funcionários passam por treinamento na unidade piloto em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, para manterem a...
tracking img