Franciscofarias32

1218 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

A palavra energia faz parte do nosso quotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas de desenvolvimento de uma nação quase sempre estão relacionadas com sua capacidade de produção e de consumo de energia. Falamos muito de energia nuclear, energia solar, energia dos alimentos, energia eléctrica e tantas outras formas de energia, a energia relaciona-se directamente com o trabalho. Se um sistema físico possui energia, ele é capaz de realizar trabalho.

Energia e trabalho têm a mesma unidade de medida no sistema internacional de unidades de medidas, o joule (j).
A energia mecânica é aquela energia devida a corpos em movimento (energia cinética) e / ou armazenada em sistemas físicos (energia potencial). Energia cinética para que um corpo esteja em movimento em relação a um dado referencial é preciso que haja uma forma de energia denominada energia cinética. Sua intensidade é proporcional a massa do corpo e a sua velocidade desenvolvida.

Conservação da energia mecânica Na ausência de forças dissipativas (atrito e resistência do ar), a energia mecânica é conservada (permanece constante), havendo apenas transformação em suas formas cinética e potencial. Um sistema físico nestas condições é dito sistema conservativo.

DESENVOLVIMENTO

O princípio da conservação da energia mecânica diz que num sistema isolado constituído por corpos que interagem apenas com forças conservativas, a energia mecânica total permanece constante.
Um corpo em queda livre perde constantemente energia potencial gravítica mas, ao mesmo tempo, aumenta a sua velocidade, de forma que aumenta também a sua energia cinética.
No caso de não existirem atritos, a diminuição da energia potencial gravítica em qualquer ponto do percurso é igual ao aumento de energia cinética.

Do mesmo modo, se um corpo for lançado para cima, o aumento da energia potencial gravítica entre dois pontos é igual à diminuição da

Relacionados