Fracasso escolarl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
PROGRAMA PERMANENTE DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO COMUM
ALUNAS: MARINA AMARO FERREIRA
TAÍS MACIEL PINTO









FRACASSO ESCOLAR
















CAXIAS DO SUL, 07 DE JUNHO DE 2010.
Fracasso Escolar


Problema

▪ Aprendizagem ou fracasso escolar?Quem são os responsáveis?

Objetivo

▪ Buscar um ambiente que facilite a aprendizagem;

▪ Investigar a criticidade e a autonomia na aprendizagem;

▪ Ampliar soluções nas relações aluno X aluno, aluno X professor e instituição x sociedade.


Quando falamos em fracasso escolar certamente ouviremos que ele figura, ainda hoje, como um dos maiores problemas em nosso sistemaeducacional. E por se apresentar como um problema tem que encontrar ou procurar os responsáveis pelo processo. Há um jogo em que muitos aparecem como vilões: temos a criança/aluno, a família, a organização escolar, a sociedade, enfim, enquanto se procura o responsável, acaba mais uma vez sendo deixado de lado o fracasso como problema. Então, paramos e pensamos se realmente há um responsável para essefracasso que está desencadeando no não-aprendizado. Segundo Alicia Fernández “a culpa, o considerar-se culpado, em geral, está no nível do imaginário” assim, enquanto estivermos nessa zona de conforto em procurar culpados, eximimo-nos da responsabilidade de buscar soluções e só seremos realmente responsáveis por nossos atos ou problemas a partir do momento em que sairmos do lugar da culpa.
Ofracasso supõe que algo não se concretizou não se atingiu o esperado e não se obteve êxito em algum processo. Mas falamos em aprendizado, em busca de conhecimento e se nos usamos o vocábulo “busca” é porque estamos indo atrás ou deveríamos ir, de nossos objetivos. Quando ansiamos em conhecer, aprender, primeiro tem que saber o que realmente buscamos ou o que estamos ajudando a buscar. Fala-se muito emcompetência, e busca-se na contramão do fracasso, ou você tem os conhecimentos necessários adquiridos e postos em prática ou você fracassou e a impressão que se tem é de que nada mais sobrou e acabam não correspondendo às exigências das organizações escolares aumentando os índices de problemas de aprendizagem. O fracasso não se encaixa nos parâmetros estipulados para que o aluno seja consideradopela escola e será, a partir do fracasso, rotulado pela incapacidade adquirida em que cada qual vai tentar encontrar o culpado.
Em nosso sistema educacional, o conhecimento é considerado conteúdo, uma informação a ser transmitida. As atividades visam à assimilação da realidade e não possibilitam o processo de autoria do pensamento apresentada por Alicia Fernández.
Porém, o que ocorremuitas vezes é a busca pelos responsáveis de tal fracasso e, a partir daí, percebe-se um jogo onde ora se culpa a criança, ora a família, ora uma determinada classe social, ora todo um sistema econômico, político e social. Mas será que existe mesmo um responsável para a não-aprendizagem? Se a aprendizagem acontece em um vínculo, se ela é um processo que ocorre entre subjetividades, nunca uma únicapessoa pode ser responsável.
O propósito é discuti-lo como um elemento resultante da integração de várias “forças” que englobam o espaço institucional (a escola), o espaço das relações (vínculos do ensinante e aprendente), a família e a sociedade em geral.

Concepções de fracasso escolar

O fracasso entende um mau êxito, algo que não funcionou como deveria ou como foi planejado oumesmo o que está fadado a não dar certo. Mas, quando retemos ou associamos o fracasso à falta de habilidades de aprendizado de uma criança, a atenção devotada deve ser maior e existirão muitos pontos a serem analisados para que possamos ter um entendimento um pouco melhor sobre o tema.
Quando o protagonista principal do fracasso escolar é a criança, alguns pontos de grande importância têm...
tracking img