Fracasso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETO: Fracasso Escolar
TEMA: Fracasso Escolar: Mito ou Realidade?

DELIMITAÇÃO TEMÁTICA: Possíveis causas do fracasso escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

PROBLEMA: O que leva uma criança ao fracasso escolar?

HIPÓTESE
A escola e os professores têm sua parte a cumprir na luta contra o fracasso escolar. E, sem dúvida, o ponto vulnerável a ser atacado nessecombate é a alfabetização. Se a escola criar mecanismos favoráveis para a aprendizagem, nenhum aluno ficará fracassado. Se a alfabetização for bem conduzida instrumentaliza os alunos a agirem socialmente, a lidarem com as situações e desafios concretos da vida prática: é o meio indispensável para a expressão do pensamento, da assimilação consciente e ativa de conhecimentos e habilidades, meio deconquista da liberdade consciente e ativa de conhecimentos e habilidades, meio de conquista da liberdade intelectual.

JUSTIFICATIVA

Um dos mais graves problemas do sistema escolar brasileiro é o fracasso escolar, principalmente das crianças mais pobres. O fracasso escolar se evidencia pelo grande número de reprovações nas séries iniciais do Ensino Fundamental, insuficiente alfabetização,exclusão da escola ao longo dos anos, dificuldades escolares não superadas que comprometem o prosseguimento dos estudos, principalmente crianças vindas de famílias mais pobres são, em geral, as que têm menos êxito; se avaliadas através de procedimentos convencionais de medidas, são as mais difíceis de serem ensinadas através dos métodos tradicionais .
Para nos desvencilharmos do mito da criança carenteque não aprende e atuarmos em bases mais realistas, faz-se necessário problematizar e questionar o que entendemos por carência e quais as suas implicações na o que entendemos por carência e quais as suas implicações na produção e superação do fracasso escolar.
Conhecer esta realidade [ condições materiais, concretas, de vida da maioria das crianças que freqüentam a Escola Pública [ que] é defato extremamente precário] deve ser ponto de partida para adequar a prática pedagógica às crianças que nela estão inseridas, e não como vem sendo feito usar este conhecimento como álibi para eximir a escola de seu papel na produção do fracasso escolar.
Será que não nos vemos de forma enaltecida enquanto detentores do saber elaborado? Será que não nos engrandecemos na medica em que nos dispomos atransmitir esse saber, depreciando os alunos e suas famílias por não aproveitarem esse nosso esforço?

Não será esta uma das formas de explicar o fracasso escolar quando este é atribuído ao mito da carência dos alunos?
Hoje temos consciência, porque inúmeras experiências apontam neste sentido, que os alunos “carentes”, tanto crianças como adultos, são capazes de aprender. Não podemos, noentanto, transformar esta afirmação – toda criança tem capacidade de aprender – em algo vazio de conteúdo pratico, correndo o risco de criarmos um novo mito que se mostrará frustrado e frustrante.
Para que a educação produza um desenvolvimento profundo, deve oferecer uma escolarização de qualidade básica de qualidade inclusive às crianças mais “desfavorecidas" de cada sociedade. Em muitas delas,as crianças mais desfavorecidas educacionalmente são as crianças pobres, precisamente o grupo cuja educação básica mais impactos positivos teria para a cidadania.
Priorizando a educação básica e tomando as medidas necessárias para oferecer um ensino de boa qualidade para todas as crianças, inclusive as menos favorecidas, preparamos o terreno para um maior senso de participação de todos oscidadãos nas instituições sociais e políticas de uma nação.
Em fim, para vencer o fracasso escolar é preciso melhorar a qualidade da educação e, entre outros fatores, modificar o quadro da não- aprendizagem que é responsabilidade do sistema e da escola como um todo.

OBJETIVOS
GERAL: Apontar as varias causas do fracasso escolar, criando mecanismos para superação desse fator que assola as escolas...
tracking img