Fotossíntesse e Quimiosítesse

1824 palavras 8 páginas
Fotossintese e Quimiossintese

Tangará da Serra
Escola Estadual 29 de Novembro
Matéria : Biologia
Professora : Patrícia
Nome dos alunos(a) : Gleyce Kelly, Fernando Vitor e Mesak

Fotossíntese e Quimiossíntese

A fotossíntese é um processo de conversão de energia solar em energia química armazenada em alimentos orgânicos. Por esse processo as plantas absorvem luz do Sol e, utilizando gás carbônico e a água, produzem a matéria orgânica que serve como reservatório de energia e liberam oxigênio para o ar.
As plantas retiram o gás carbônico do ar e a água é retirada do solo pelas raízes. Para absorver luz do Sol, todas as plantas precisam possuir o pigmento clorofila, de cor verde. Mesmo nas plantas cuja cor não é verde, há considerável quantidade de clorofila.
O armazenamento de substâncias orgânicas é muito importante para a planta, principalmente em ocasiões em que ela não pode fazer fotossíntese. Assim, a reserva energética contida na matéria orgânica por ela produzida durante o dia é vital para sua sobrevivência. Por outro lado, a produção de matéria orgânica na fotossíntese é fundamental para a sobrevivência dos demais seres vivos que, direta ou indiretamente, dependem das plantas. Ao fazerem fotossíntese, as plantas renovam o ar que respiramos. Cada vez que elas retiram um certo volume de CO2 do ar, igual volume de O2 é eliminado para o ar.
Podemos resumir esse complexo da fotossíntese como:

Onde Ocorre A Fotossíntese?
Nos organismos mais simples a fotossíntese ocorre no hialoplasma, que é onde se encontram dispersas as moléculas de clorofila, associadas a uma rede interna de membranas, que são extensões da membrana plasmática.
Nos organismos eucariontes a fotossíntese ocorre totalmente no interior dos cloroplastos.
A estrutura dos cloroplastos

Os cloroplastos são locais de síntese de matéria orgânica durante a fotossíntese.
Há cerca de 50 cloroplastos por célula. Cada um possui envoltório formado

Relacionados