Fotos minha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE GRUPO

Nota : de 0 a 1

Filme : “Tropa de Elite 2: o inimigo agora é outro”

O grupo deverá debater o texto abaixo, baseando-se no filme e nas aulasda disciplina EHC – Estudo do Homem Contemporâneo.

Após deverão apresentar, por escrito, a opinião do grupo.

Ética na polícia e ética na política resolvem ?

Ofilme nos leva a refletir inevitavelmente sobre quais seriam as soluções para a violência nos centros urbanos. Uma delas, com a qual muitos irão concordar, seria pôr fim àcorrupção no seio da polícia.

Mas será possível eliminar a corrupção na polícia? Ou ainda, será que a existência de uma polícia realmente incorruptível poderia nostrazer um mundo sem crime organizado ? O próprio filme indica que não. Os “caveiras”, mesmo com a capacidade fictícia de não se deixarem corromper, fracassam de formaretumbante.

O personagem Diogo Fraga amplia as dimensões dessa indagação. Trata-se de um deputado ético, com boas intenções, que trava uma luta contra a corrupção naAssembléia Legislativa. Mas será possível, mediante a luta parlamentar, afastar da política os “fichas-sujas” ? Novamente o filme indica que não, ao mostrar o isolamento deFraga diante dos corruptos.

A impotência dos dois heróis do filme, Diogo Fraga e Capitão Nascimento, não se dá à toa. O sistema contra o qual os dois se batem é ocapitalista, que divide o mundo entre ricos e pobres e condena bilhões à miséria absoluta para sustentar os lucros de alguns poucos. Por trás do político e do policialcorrupto existem interesses maiores, que vão da indústria de armas até os especuladores imobiliários.

tEXTO DE Adauto Borges e Gloria Ferreira, de São Paulo (SP)
tracking img