Fotografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alexandre Órion tem 27 anos e nasceu em São Paulo,artista visual, fotógrafo e designer, inicia como autodidata, em 1993, seu trabalho com grafite e arte pública. Ele trabalha de uma forma conceituale formal, onde combina a pintura com a fotografia. De um jeito provocativo e atraente ele mostra como a arte é feita e representada.

O acaso é o momento mais importante do trabalho, pois é nesseregistro da interação espontânea das pessoas que o conceito Metabiótica nasce. Tudo acontece de verdade, sem interferências nem poses, porém o resultado parece falso. Mas, além de uma questãoconceitual, a espera é o momento em que os passantes tomam parte do processo tornando-se personagens e co-autores dele, acrescentando coisas que jamais poderiam imagin


A fuligem produzida por veículos nacidade vem sendo utilizada pelo artista plástico, para pintar telas.
O projeto começou em 2006, quando Orion realizou a primeira de sete intervenções urbanas -chamadas de Ossário- em túneis da capitalpaulista. Na ocasião, o artista desenhou uma série de crânios ao longo do túnel Max Feffer (liga a Av.Europa a Cidade Jardin) usando o grafite reverso.
Munido de pano e água, Orion retirou a sujeiraacumulada nas paredes do túnel para formar as imagens da intervenção. Ele deixou a água escura restante da “limpeza” evaporar e, com o pó preto que sobrou, misturado a uma base acrílica, obteve sua“tinta de fuligem”.
Quando a matéria-prima da tinta se esgotava, nova intervenção era realizada em outro túnel sujo da cidade.
A idéia é expressar, segundo Orion, que o modo de vida escolhido pelopaulistano, aparentemente confortável, é falso e prejudicial à cidade. “Se a princípio as pinturas parecem inofensivas, na verdade elas contêm uma provocação em sua técnica: o fato de terem sido feitascom poluição”, diz ele.
clique na imagem para ampliar

mais
A intervenção na fachada do SESC Santos leva o titulo de APROPRIADA e é parte da mostra “Permanente Transitório” de Alexandre Orion,...
tracking img